CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Decoração da Ilha de CARAS: Deck Lateral

by Fábio Cardoso e Alexandre Lobo

Redação Publicado em 25/12/2012, às 11h34 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O azul e o branco dão o ar náutico. Banco em forma de cabeça. Âmbar e orquídea para contrastar. - -
O azul e o branco dão o ar náutico. Banco em forma de cabeça. Âmbar e orquídea para contrastar. - -

Descontração. Essa foi a palavra-chave para Fábio Cardoso (41) e Alexandre Lobo (40), sócios há 17 anos, começarem a planejar a transformação do deck lateral. A proposta da dupla de arquitetos em seu primeiro trabalho na Ilha era montar um espaço para os convidados relaxarem, aproveitarem o fim de tarde, curtirem o pôr do sol e a noite. “A ponta desse deck é circular, então criamos essa estrutura sobre ele, com o desenho do gazebo, tecidos esvoaçantes e futon, para ter esse astral relax ”, conta Fábio. “Estamos muito em cima do mar, ao ar livre. Então, nós resolvemos deixar o espaço realmente com uma cara de área externa, remetendo à náutica. Usamos o azul-marinho, além do branco, porque tem a ver com barco, mar, a cultura mediterrânea. Poderia ser megacolorido, mas isso combinaria mais com Búzios do que com Angra. E o tecido acrílico, o mesmo que se usa em barco, é próprio para a localização do espaço, ao relento. Se chover, não há problema, é impermeável, além disso colocamos uma espuma especial, para não mofar”, acrescenta Alexandre.

Em um ambiente sem paredes, eles usaram de muita originalidade para representar o tema da temporada 2013, as mil edições de CARAS. O problema foi resolvido com o número aplicado nas almofadas de apoio das espreguiçadeiras e nas pequenas recortadas na forma dos algarimos 1 e 0. “Elas são feitas para serem mexidas, levantadas pelos convidados nas fotos, transportadas para qualquer lugar, é para as pessoas interagirem, se divertirem”, propõe Fábio. “E ficam em cima de grandes almofadões que, na verdade, são pufes maleáveis com bolinhas de isopor dentro. É para se esparramar mesmo, se jogar no espaço”, emenda. Para contrastar com as cores predominantes, azul e branco, encontradas ainda em bancos de jardim de cerâmica no formato de cabeças, os arquitetos usaram vidros em âmbar que servem de jarros para pequenas orquídeas amarelas. “O amarelo chama um pouquinho para as madeiras que temos aqui, entra em harmonia com elas. Não queríamos inserir uma cor nova. Se você olhar bem, só há tecidos e madeiras no ambiente que criamos, até as lanternas são de bambu. E, com os vidros âmbar, o que ficou bem foi essa flor”, diz Alexandre, adiantando que as madeiras são uma das tendências na decoração para 2013. “Já está sendo, mas isso vai ser ainda mais reforçado”, completa o arquiteto.