Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Veja as dicas e saiba como se vestir adequadamente para o ambiente de trabalho

A consultora de imagem ensina como se vestir e as cores ideais para o local

Bruna Nastas Publicado em 15/07/2016, às 10h14

Thaila Ayala, Mariana Rios e Marina Ruy Barbosa - BrazilNews/ Agnews
Thaila Ayala, Mariana Rios e Marina Ruy Barbosa - BrazilNews/ Agnews

Ao escolher o que vestir para o trabalho, é importante levar em consideração o local, o tipo de empresa e o dress code.

De acordo com a consultora de imagem e fundadora do Clube das Mulheres Bem Vestidas, Fernanda Fuscaldo, o dress code vai muito além do apenas "o que vestir". "Inclui postura, atitude e adequação ao ambiente de trabalho. Por isso, é tão individual em cada empresa. Uma vez observado, você vai incluir toques da sua personalidade no vestir diário".

Segundo a especialista, qualquer cor pode ser usada, mas é preciso sempre ressaltar que quanto mais "viva e intensa", mais informal o look se transforma. "Quanto mais opaca, fria, neutra mais formal e sério. Quanto mais cores, mais informal e criativo. Quanto menos cores no look, mais formal".

Fernanda explica que o azul remete a credibilidade, já o verde passa estabilidade. "A primeira impressão é a base para possibilidades futuras. Uma peça vermelha, mesmo que um suéter nos ombros, passa vitalidade, alguém que tem opinião. Visual monocromático transmite elegância ou a mistura de neutros, marrom com preto, nude com marrom, vinho com musgo, por exemplo. Cores complementares (opostas no círculo cromático) demonstram criatividade e informalidade. Para ficar discreto, como pede o dress code de trabalho, opte por intensidades mais fortes, mais escuras e com menos brilho. Alguns exemplos: marinho com amarelo, verde com laranja, onde as cores quentes como laranja, vermelho ou amarelo são mais amigáveis e acessíveis".

Ela ainda alerta que o ideal é não chamar muito a atenção. "Seu look não deve incomodar o ambiente com barulho, como pulseiras que batem, por exemplo. Decotes muito abertos, transparências, vestimentas muito curtas e justas também passar uma imagem de vulgaridade", conclui.