Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Cinco dicas para recuperar a pele (e manter o bronzeado!) após o Carnaval

Dermatologista dá cinco dicas essenciais para higienizar, hidratar e evitar a descamação da pele após o excesso de sol

Redação Publicado em 13/02/2013, às 17h43 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Abuse dos cremes hidratantes faciais e corporais! - Shutterstock
Abuse dos cremes hidratantes faciais e corporais! - Shutterstock

Exagerou no sol durante o feriado de Carnaval? Então é preciso recuperar a hidratação da pele e aliviar a sensação de queimaduras. “Após o Carnaval, é hora de tratar a pele do rosto e do corpo contra os excessos de sol, calor, suor, sal, cloro e vento. Para isso, utilize hidratantes faciais com substâncias calmantes, como calamina ou aloe vera”, diz Cibele Tokarski, dermatologista. Veja cinco dicas para recuperar a pele e prolongar o bronzeado:

Higienização
Prefira os produtos espumantes para a aplicação no rosto. “É recomendado utilizar produtos suaves de limpeza, como os de espuma, para a higienização e cuidados com o rosto”, diz a dermatologista. Evite banhos quentes pois agravam a irritação da pele. “Não demore no banho e esqueça os sabonetes, pois eles podem aumentar o ressecamento da pele. Use apenas os sabonetes nas dobras das axilas, virilha, genitais e pés”, afirma Cibele.

Queimaduras e pele descascada
Para prevenir a descamação da pele, abuse dos hidratantes corporais. Eles auxiliam na hidratação, recuperação e oferecem sensação de frescor à pele queimada. Os óleos de banho também são indicados. “Hidrate o corpo com óleos de banho e loções pós banho à base de ureia, óleo de semente de uva ou amêndoas, lactato de amônio e substâncias calmantes como a calamina. Jamais arranque a pele que está avermelhada ou descascando”, afirma Cibele. Caso você tenha ficado com queimaduras intensas ou insolação, procure imediatamente um dermatologista. “Nesse caso, é preciso arejar o corpo, se hidratar, e em casos mais graves, o médico indicará a hidratação venosa. Para aliviar a sensação de queimadura, escolha roupas leves, como as de algodão”, diz Cibele.

Tratamentos estéticos: sinal vermelho
Se você pretende começar algum tipo de tratamento estético, adie seus planos. “Aguarde a pele do rosto se recuperar de irritações, queimaduras ou ressecamento excessivo para depois iniciar os tratamentos dermatológicos, como clareadores ou rejuvenescedores, como peelings e lasers”, afirma Cibele.

Cardápio “bronzeador”
A alimentação é essencial para a hidratação e saúde da pele. “O consumo de frutas e verduras em geral são ideais para a recuperação da pele contra o excesso de sol, pois possuem vitaminas e sais minerais que ajudam na recuperação celular. É recomendado também ingerir muita água, sucos de frutas e água de coco”, diz a dermatologista.
Já as frutas e legumes amarelos também podem ser incluídos no cardápio para favorecer o bronzeado. “Cenoura e mamão, por exemplo, possuem carotenóides que prolongam o efeito do bronze”, diz Cibele.

Proteção diária
O uso do protetor solar antes de sair à rua é indispensável, seja na praia ou no dia a dia. “Não descuide do protetor solar, independentemente do seu tipo de pele. O ideal é usar, pelo menos, fator de proteção 30”, afirma Cibele. Os protetores solares também previnem o surgimento de manchas na pele.


Da Redação