Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Famosos ganham visual nerd, retrô e divertido com óculos de grau. Inspire-se!

Os óculos de grau podem ser usados como acessórios de moda. Conheça os modelos usados por celebridades como Ronaldo, Xuxa e Johnny Depp e descubra o estilo que mais combina com você!

Felipe Pinheiro Publicado em 03/07/2013, às 10h55 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Conheça os estilos de José Loreto, Xuxa e Ronaldo com óculos de grau e inspire-se! - Fotomontagem
Conheça os estilos de José Loreto, Xuxa e Ronaldo com óculos de grau e inspire-se! - Fotomontagem

Os óculos de grau são uma necessidade, mas isso não quer dizer que não possam ser usados como um acessório de moda. Os famosos aderem aos mais variados modelos para brincar com a própria imagem. E não é que eles ficam muito estilosos?

Óculos espelhado: aprenda a usar o acessório que é mania entre as famosas

Ronaldo Fenômeno, que comentou os jogos da Copa das Confederações na Globo, ganhou um look nerd, ou mais intelectual, durante as transmissões. A apresentadora Xuxa opta por uma aparência mais divertida com seus óculos de armação colorida e o ator José Loreto faz a linha clássica ao adotar um marcante modelo aviador, popularizado nas décadas de 1950 e 1960 pelo ídolo Elvis Presley.

A professora de moda Haranin Julia Maria, da escola Sigbol Fashion, comentou os estilos e os modelos de óculos de grau dessas e outras celebridades, que não abrem mão de diversificar no visual.

+ Os óculos cheios de estilo e mais pedidos das novelas da Globo

Pilar adere aos óculos de sol vintage em Amor à Vida; aprenda a usar o estilo!

Descubra abaixo os estilos dos famosos com óculos de grau e inspire-se!

1. Ronaldo, o nerd

Ronaldo tem o rosto redondo e a armação está muito adequada ao rosto dele. É levemente quadrada e angular, o que ajuda a quebrar as linhas curvas em excesso neste tipo de rosto. Tem uma cor discreta e tamanho médio, o que não deixa os óculos “sobrando” ou “minúsculo” na expressão facial. Hoje, este estilo pende mais para o nerd, mas é um estilo de armação muito clássica, principalmente para os homens, aquele tipo que sempre se encontrou e sempre vai ser encontrado nas óticas de todo o planeta. Aqui o que prevalece é a qualidade da armação, não o design diferenciado.

2. Mariana Ximenes, a girlie



Os óculos gatinho, original dos anos 50, apesar de geralmente serem uma armação de acetato mais grossa, deixam o rosto mais feminino e com formato mais doce e suave,  de forma geral, além de deixarem o look com jeito retrô/girlie. A Mariana tem o rosto oval e bem delicado, então quase todos os tipos de armações são liberados para ela, principalmente aquelas com a largura um pouco maior do que a largura do rosto, como é o caso. Em tons de caramelo e marrom, é uma armação bem clássica e combinou muito bem com os tons de pele e cabelo da Mariana.

3. Jose Loreto, o clássico

O modelo aviador, criado pela marca Ray Ban em meados dos anos 30, foi, inicialmente, projetado para proteger as retinas dos pilotos americanos, que sofriam na época queimaduras, devido ao longo tempo de exposição ao sol. Mas somente em meados das décadas de 50 e 60 foi popularizado pelo ídolo musical Elvis Presley. Para pessoas de rosto quadrado e feições grandes (nariz largo, etc), como Jose Loreto, o modelo equilibra a parte superior do rosto por ser levemente mais largo. Os cantos arredondados e a armação fina de metal ajudam a suavizar as feições, dando equilíbrio ao visual, apesar dos óculos serem razoavelmente grandes. É uma armação mais clássica.

4. Antonia Morais, a intelectual discreta

Os estilos dos óculos da Antonia pendem para o look nerd ou intelectual, com armação mais grossa e maior, de acetato preto, e quadrada. Esse estilo de armação funciona muito bem no rosto dela (um leve triangular, mais largo na altura do maxilar do que na testa), pois a parte superior dos óculos tem formato gatinho, o que – apesar de passar quase despercebido por ser muito discreto – agrega um pouco de volume na parte superior do rosto. Os ditos Geek Glasses (como são conhecidos) foram um estilo de armação muito renegada por anos, pois era erroneamente associada à imagem de que seu usuário seria alguém não sociável. Porém, de alguns anos para cá, voltou a estar na moda, acompanhando diversas celebridades e caindo no gosto popular. É especialmente indicado para pessoas de rosto maior: em rostos pequenos, os óculos ocupam muito espaço, ficando desproporcional.

5. Johnny Depp, o despojado retrô:

Os óculos redondos pequenos remetem ao estilo depojado dos anos 70, e foi popularizado pelos ídolos musicais John Lennon  (em quase todas as suas fotos pós – Beatles, ele está usando uma versão de grau ou de sol) e Ozzy Osbourne. Estes estilos modelos ficam muito bom para quem gosta do estilo retrô e peças diferenciadas, como o caso do Johnny. Nem todas as pessoas seguram o estilo e o formato: por ser redondo, apesar dos cantos puxados na parte superior, os óculos funcionam melhor para pessoas de rosto mais anguloso, como é o caso (o rosto do Johnny é quadrado/retangular), pois suaviza as feições e deixa o rosto mais harmônico.

6. Xuxa, a divertida



Também de rosto oval, Xuxa pode usar praticamente todos os tipos de óculos. Nesse caso, o tipo pequeno e retangular tem uma armação mais grossa e colorida, o que deixa o visual mais despojado e divertido. Este tipo de armação é indicada principalmente para quem tem o rosto mais sinuoso e estilo criativo, como os ovais e os redondos, pois quebram as curvas (principalmente dos redondos), equilibrando o visual e deixando o rosto em destaque.

Confira na galeria abaixo os estilos de outros famosos com óculos de grau, como Britney Spears, Grazi Massafera, Katy Perry e Ana Hickmann!