Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Guarda-roupa: saiba como organizar para montar seu look rápido sem bagunça

Consultora de moda ensina os 10 mandamentos da arrumação do armário e explica o que deve ser pendurado com cabides, guardado em gavetas e como organizar lingeries e sapatos

Luiza Camargo Publicado em 02/06/2017, às 10h54

Guarda-roupa:  saiba como organizar o seu - Divulgação
Guarda-roupa: saiba como organizar o seu - Divulgação

Ter um guarda-roupa organizado é essencial para mulheres que desejam se vestir bem todos os dias sem demorar horas para escolher o look e as peças. Pensando nisso, a consultora de moda Juliana Marangoni deu dicas essenciais de como arrumar e organizar seu closet ou armário para deixa-lo fácil e acessível para encontrar as roupas que quiser na hora que precisa; confira!

Qual é o a regra essencial para ter um guarda-roupa organizado e funcional?
A dica é deixar o guarda roupa organizado de forma que a pessoa consiga visualizar todas as suas peças, ficando muito mais prático na hora de se vestir e escolher o look, sem precisar fazer aquela bagunça, tirando todas as peças do armário. A intenção é você se arrumar e seu armário continuar organizado, da mesma maneira de quando começou”.

O que deve ser colocado na gaveta e o que deve ser pendurado na cabide?
"Dê preferência para peças como t-shirts, saias, shorts e vestidos com tecidos mais moles, peças de tricô para não esgarçar, peças mais delicadas com pedrarias, etc.
E no cabide, colocar peças que amassam mais e são mais pesadas como casacos, calças, camisas, blasers e jaquetas".

Como organizar a sapateira? Qual sua dica para valorizar os espaços?
"Os sapatos também podem ser organizados por uso, cores e modelos, vai depender do que a pessoa achar mais prático, e uma dica bacana é dividir por estações, no verão guarda as botas em um maleiro em caixas para otimizar o espaço da sapateira e conseguir visualizar tudo que tem, e a mesma coisa no inverno, guarda os sapatos de verão. Outra dica bacana é colocar um par na frente, e o outro par atrás na sapateira, ganhando mais espaço e ficando mais fácil para visualizar todas os sapatos".

Como organizar os lingeries? Como elas devem ser guardadas?
"As lingeries devem ser guardadas em uma gaveta ou se não tem gaveta sobrando pode ser uma caixa rasa que consiga visualizar e fazer como se fosse uma gaveta. Os sutiãs devem ser guardados sem dobrar, um atrás do outro, e a calcinha do conjunto ao lado do sutiã correspondente, ou se forem peças separadas, colocar todos os sutiãs juntos e as calcinhas em caixas organizadoras com divisórias, ou colocar nas gavetas as colméias".

Existem alguns 10 mandamentos da arrumação?
Sim, são estes:
1. Começou a arrumação, nào deixe para depois, termine.
2. Descarte peças que não usa mais, isso ajuda a ganhar mais espaço.
3. Separe as peças por categorias, todas as blusas juntas, jaquetas, etc.., pra não ficar espalhadas por outros cômodos ou gavetas.
4. Deixar organizado de forma que consiga visualizar tudo.
5. Desarrumou, arrume.
6. Etiquetar ajuda a lembrar aonde está guardado.
7. Sempre que comprar algo novo, descarte outro mais antigo para nào acumular novamente.
8. Não adie as coisa, faça já.
9. Crie uma rotina de organização.
10. Agrupe itens semelhantes.”