Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

FAAP prepara exposição sobre a moda brasileira

Saiba mais sobre a mostra que reúne nomes como Dener, Zuzu Angel, Clodovil Hernandes, Gloria Coelho, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Martha Medeiros e Lino Villaventura

Ana Paula de Andrade Publicado em 30/07/2012, às 15h37 - Atualizado em 18/02/2013, às 18h54

Exposição “Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias” - Divulgação
Exposição “Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias” - Divulgação

Que falta documentação sobre a trajetória da moda nacional é óbvio. Mas, no dia 12 de agosto, o tema ganha uma exposição organizada pelo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, a FAAP. Com dez alas temáticas, a mostra “Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias”  leva o visitante a um passeio pela história da moda brasileira. A ideia dos curadores José Luis Hernandez Alfonso e Denise Pollini é contar o desenvolvimento da indústria da vestimenta no país por meio de looks de diferentes estilistas, ilustrações, vídeos, acessórios e objetos de trabalho.

A ala ‘Costureiros’, por exemplo, traz peças e detalhes sobre a carreira de grandes expoentes da produção brasileira, como Guilherme Guimarães, José Gayegos, Markito, José Nunes, Rui Spohr, Zuzu Angel, Ronaldo Ésper, Dener Pamplona de Abreu e Clodovil Hernandes. O núcleo ‘Publicações’ exibe revistas, encartes e propagandas de época, como “A Cigarra”, “O Cruzeiro” e o “Jornal das Moças”.

A ala principal, ‘Criadores Contemporâneos’, reúne 20 looks selecionados segundo a projeção nacional e internacional do designer na última década. Estão no espaço nomes como Alexandre Herchcovitch, André Lima, Carlos Miele, Clô Orozco, Dudu Bertholini, Fause Haten e Gloria Coelho. Reforçam o time outros grandes estilistas, como Lino Villaventura, Marcelo Sommer, Martha Medeiros, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Samuel Cirnansck, Walter Rodrigues, entre outros. A mostra também divulga o trabalho da nova geração de estilistas, além trazer imagens de desfiles, catálogos, acessórios e até máquinas de costura.

A exposição acontece em São Paulo até o dia 30 de setembro, na Sala Annie Penteado do Museu de Arte Brasileira da FAAP, em Higienópolis, e tem entrada gratuita. Programa imperdível para estudantes e profissionais de moda, ou para quem simplesmente gosta de ficar por dentro do universo fashion. 

Exposição: Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias
Data: 12/08 a 30/09 (terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h)
Onde: MAB-FAAP, Sala Annie Penteado - Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo – SP
Tel. (11) 3662-7198

Da redação