Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Alta-Costura de Paris: tênis vira item de luxo nos desfiles de Chanel e Dior

Os desfiles de alta-costura de Chanel e Dior mostraram que o tênis chegou ao 'visual festa'. A moda agora é usar roupa social e sapato casual. Alerta: a dica não vale para o red carpet. Expert explica a tendência vinda de Paris

Juliana Cazarine Publicado em 22/01/2014, às 18h35 - Atualizado em 15/05/2019, às 14h22

Chanel e Dior levam tênis à passarela da semana da alta-costura de Paris - Getty Images
Chanel e Dior levam tênis à passarela da semana da alta-costura de Paris - Getty Images

“A moda está mais casual”, é a explicação da consultora de imagem Bia Paes de Barros para o aparecimento de pares de tênis nos desfiles de Chanel e Dior na Semana da Alta-Costura de Paris. O tênis, que era um calçado restrito às academias de ginástica, ganhou status fashion quando Isabel Marant lançou o sneaker (tênis com salto) também na capital francesa. “A casualidade chega também ao ‘visual festa’. A moda agora inspira conforto”, avalia.

+ Sneakers conquistam famosas como Gisele Bündchen e Beyoncé, mas dividem opiniões

E se, ano a ano, a semana da alta-costura de Paris é como um preview dos looks das famosas em premiações como o Oscar, para Bia, o tênis não vai aparecer no red carpet. “É pouco provável que apareça porque as famosas costumam usar logo e, como os desfiles adiantaram, é com roupa curta que se usa tênis”, comenta.

Além da roupa curta, o tênis exige atitude. “Para ter um visual atual, o calçado tem que ser usado de forma improvável, como a Chanel mostrou: tailleur e tênis. O moderno é usar roupa social e tênis”, destaca a consultora de imagem.

Casualidade, aqui, não significa falta de sofisticação. O tênis da Chanel, criado por Karl Lagerfeld com bordados feitos à mão com tweed e renda, vai custar cerca de R$ 9,6 mil.

Veja a top Cara Delevingneapós o desfile usando o tênis: