Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

A renda é versátil e pode ser usada para disfarçar gordurinhas

Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Emma Stone, Giovanna Lancellotti e mais famosas usam camisas, tops e blusas de renda, que é tendência no inverno e valoriza o visual. Veja, a seguir, as dicas de uma personal stylist para aderir à moda

Juliana Cazarine Publicado em 05/08/2014, às 16h58 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Inspire-se nas famosas para usar renda - Foto-montagem
Inspire-se nas famosas para usar renda - Foto-montagem

Os looks de Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Emma Stone e Giovanna Lancellotti mostram que a renda, que é tendência no inverno, é versátil. “A renda pode ser aplicada em camisas, para usar durante o dia, ou em tops cropped, para usar à noite. Mas o look com renda inspira cuidado, principalmente por causa da transparência, que pode vulgarizar o visual”, afirma a personal stylist Adriana Naccarato.

+ Veja 10 looks que afinam a silhueta e emagrecem visualmente

No trabalho ou na balada, é possível usar a mesma camisa. Mas a renda que deixa a pele à mostra, por exemplo, tem que ser adaptada para circular no ambiente corporativo. “Tem que usar uma camisetinha por baixo da camisa, para deixar apenas os braços em evidência na transparência. À noite, quem estiver com o corpo em forma pode usar apenas um top embaixo da blusa - o ideal é que a peça não tenha estampa ou textura e seja da mesma cor da renda”, aconselha a stylist. Independentemente da ocasião ou do horário, vale a pena equilibrar a transparência evitando mostrar a parte de baixo. “A peça pode ser combinada com uma saia de cintura alta ou uma calça”, sugere.

A renda ‘fechada’, que não deixa a pele à mostra, dificilmente irá vulgarizar o visual, mas também exige adaptação para o dia e para a noite. “A preta, que é sensual, pode ser usada na balada ou em uma festa. Durante o dia, cores claras e tons pastel são as melhores opções”, garante Adriana.

Aplicada na manga longa, a renda ainda disfarça gordura localizada. “Quem tem o braço gordinho ou flácido tem a manga de renda como uma aliada, que pode ser usada no inverno e até no verão”, afirma. E no que diz respeito à combinação, a renda também é versátil. “Cada renda permite uma combinação. É muito comum usar o tecido com estampa floral, desde que a renda não tenha formato de flor”, diz a stylist, que ressalta: “a renda exige bom senso”.