Esporte Literalmente imbatível

Especial Copa América: 1997 - Tiveram que nos engolir

Evento começará na próxima sexta-feira, 14
Evento começará na próxima sexta-feira, 14 Divulgação/Conmebol


Contrariando estatísticas, pela primeira vez o Brasil vence a Copa América fora de casa

Faltam exatamente três dias de começar mais um grandioso campeonato em território brasileiro! Na próxima sexta-feira, 14, a partir das 21h30, no horário de Brasília, canarinho começará mais uma jornada em busca do seu nono título na competição. Estamos falando da disputada e acirrada Copa América, responsável por reunir grandes equipes de todo território sul-americano. A fim de fazer uma espécie de 'esquenta' para você internauta entrar no clima dos jogos, vamos te deixar a par de tudo que está por vir durante este mês que teremos grandes partidas!

Após falarmos sobre as três primeiras conquistas da nossa Seleção no torneio e algumas curiosidades sobre a edição que está por vir e recordar um reencontro marcante da história do futebol vamos contar para vocês um pouquinho sobre o primeiro título do Brasil fora de casa. Neste instante, além de nos tornarmos uma das maiores potências do futebol masculino, surgiu uma frase emblemática na história deste esporte, algo que dizia que teriam que nos engolir. 

Mais Notícias

Copa América 1997: O Brasil mostrava que dentro, ou fora de casa, era motivo de preocupação para os adversários.

Em 1997, a Copa América desembarcou em territórios bolivianos. A 38a edição da competição ficou marcada por diversas situações inovadoras, entre elas, a inclusão de duas seleções, a Costa Rica e o México, que junto com as equipes da Conmebol, formaram um estilo diferente de torneio, com um total de 12 equipes.

Por mais que a dona da casa não tivesse grandes astros e uma certa expressividade no cenário futebolístico, havia uma grande aposta que eles levariam o título, tendo em vista algumas facilidades que lidariam, como por exemplo, a altitude, característica marcante do país. Por mais que o favoritismo ficasse ao lado dos bolivianos, a maior goleada do campeonato foi protagonizada pelo Brasil, que bateu a seleção peruana após uma vitória de 7 a 0, o que nos deu o título de melhor ataque, com um saldo de 10 gols.

Ao todo, 26 partidas e 68 gols marcaram a viagem de um mês que o torneio fez pelo local. Além disso, o mesmo trouxe muita felicidade para os moradores do local, que viram um desempenho incrível da Bolívia, que chegou a grande final contra a Seleção Brasileira.

Sob o comando de Zagallo, a Canarinho reuniu os maiores nomes do futebol da atualidade e montou um elenco invejável para a disputa. Entre os craques, estavam grandes nomes como: Taffarel, Cafú, Roberto Carlos, Dunga, Ronaldo, Romário, Zé Roberto, Edmundo, Paulo Nunes, Denilson, César Sampaio e Célio Silva. Cá entre nós, que grande era do nosso futebol, não é mesmo!?

A prova disso foi nosso primeiro jogo, contra a Costa Rica. A partida aconteceu no dia 13 de junho de 1997, durante a estreia, o Brasil venceu por 5 a 0, oferecendo um grande desafio para os próximos adversários, que não foram suficientes para bater a grande surpresa do torneio.

Diante dos donos da casa, nosso esquadrão deu um verdadeiro show de futebol e venceu a partida final, que aconteceu no estádio Hernando Siles, em La Paz, por 3 a 1, com gols de Edmundo, Ronaldo e Zé Roberto. Neste grande dia para o povo brasileiro, uma frase emblemática foi dita por um dos maiores treinadores da nossa história, o Professor Zagallo: “Vocês vão ter que me engolir”, disse ele, fazendo menção às críticas que vinha recebendo dos veículos midiáticos, que colocavam a prova seu comando a frente da Seleção Brasileira.

Daí em diante ficou mais reforçado a mística de que não seria uma boa ideia enfrentar a Seleção Brasileira nos próximos anos. Em 2002, isso ficou bem claro! Os alemães podem confirmar melhor para a gente, certo?

 

Quais serão os três primeiros adversários de 2019?

Buscando o nono título da Copa América, o Brasil terá uma grande missão daqui para frente. Além de manter o aproveitamento dentro de casa, que atualmente está em 100%, nossos craques terão que mostrar que existe uma solidez na equipe, mesmo com a ausência do grande craque Neymar, que foi afastado após uma lesão que rompeu o ligamento de seu tornozelo direito.

A primeira partida acontecerá na sexta-feira, 14, contra a Bolívia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, às 21:30. Logo em seguida, desembarcaremos em Salvador, na terça-feira, 18, para enfrentar a Venezuela, na Arena Fonte Nova. Já o último desafio da fase de grupos acontecerá no sábado, 22, contra o Perú, na Arena Corinthians, em São Paulo, às 16:00.

Passando desta primeira fase, a Seleção pode voltar a jogar mais três vezes, sendo mas quartas e semi final e, eventualmente, a grande final, caso tenha êxito nas partidas anteriores.

 

COPA DO MUNDO FEMININA: 6 CURIOSIDADES SOBRE O EVENTO!​ 

por Pedro Ungheria
Atualizado quarta 12 junho, 2019 (321720) | 23/08/2019 21:41:54

Mais conteúdo sobre:

ASSINE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Ieda Wobeto celebra primeiro ano de relacionamento com namorado de 36 anos Ieda comemora 1 ano de namoro com advogado 36 anos mais novo
  2. 2 Gusttavo Lima mostra o filho de 2 anos cantando sua música
  3. 3 Após 6 anos afastada, Claudia Rodrigues retorna aos palcos
  4. 4 Pocahontas confirma namoro com Ronan Souza, ex de Anitta
  5. 5 Paolla Oliveira posa ao lado de colegas de trabalho
  6. 6 Luísa Sonza e Iza enviam mensagens de apoio após lançamentos
  7. 7 Flavia Pavanelli marca presença em lançamento de aplicativo
  8. 8 Ticiane Pinheiro compartilha foto fofa amamentando Manuella
  9. 9 Mariana Goldfarb impressiona os seguidores com corpão
  10. 10 Anitta ganha novo apelido após posts sobre Amazônia