Esporte O início de tudo!

Especial Copa América: 1919 - O começo de uma história prestigiosa

Evento começará na próxima sexta-feira, 14
Evento começará na próxima sexta-feira, 14 Divulgação/Conmebol


Saiba mais sobre o título que trouxe alegria ao povo brasileiro após uma grande vilã europeia

Estamos a exatamente uma semana de começar mais um grandioso campeonato em território brasileiro! Na próxima sexta-feira, 14, a partir das 21h30, no horário de Brasília, canarinho começará mais uma jornada em busca do seu nono título na competição. Estamos falando da disputada e acirrada Copa América, responsável por reunir grandes equipes de todo território sul-americano. A fim de fazer uma espécie de 'esquenta' para você internauta entrar no clima dos jogos, vamos te deixar a par de tudo que está por vir durante este mês que teremos grandes partidas!

Além de citar as principais curiosidades sobre a competição, que teve sua primeira edição e 1916, nós relembraremos todos os torcedores brasileiros das oito conquistas nos últimos anos. Com isso, em cada especial você encontrará informações importantíssimas sobre a disputa de 2019 e, consequentemente, uma certa retrospectiva dos títulos que a Canarinho já levantou enquanto disputou com os 'hermanos' da América do Sul. 

Mais Notícias

Neste primeiro especial, recordaremos a primeira conquista brasileira no evento. Ela veio à tona de uma bem forma inesperada, em meio a um grande acontecimento que marcou a história do Brasil, tornando o título mais especial do que você pode imaginar. Além disso, você saberá quais serão as cidades sedes de 2019. Sem muita demora, vamos ao que interessa!

1919 - O povo brasileiro precisava desta alegria!

O desempenho da Seleção Brasileira nas duas primeiras copas foi bem satisfatório, tendo em vista que terminamos o torneio, as duas vezes, em terceiro lugar, tivemos a oportunidade de em 1918 sediar o evento. Porém, na época, o Brasil acabou passando por um momento um tanto quanto turbulento de sua história. Uma forte epidemia da gripe espanhola fez com que a competição fosse cancelada e o País pudesse realizar o campeonato no ano seguinte. A decisão da Conmebol foi ovacionada por todos, afinal, ao todo, mais de 35 mil pessoas, somente no Brasil, morreram vítimas da doença. 

Após a normalização do surto, a Copa, que nem era chamada de América, desembarcou no Brasil em 1919. Ao todo, quatro seleções, entre elas Argentina, Uruguai, Chile e Brasil, jogaram partidas entre si e, para alegria dos 'donos da casa', a Seleção da casa conquistou pela primeira vez o tão sonhado título. Após toda a tristeza ocasionada pela epidemia que matou mais de 50 mil pessoas no mundo inteiro, os brasileiros puderam viver um momento de alegria em dose dupla! Por mais que a vitória tivesse um gosto ótimo por si só, esta foi a primeira vez que o País teria organizado um evento esportivo em proporções internacionais.

A sede principal foi a Cidade Maravilhosa! Para a ocasião, um grande feito marcou a história do futebol tanto no Rio de Janeiro, quanto no Brasil. O Estádio das Laranjeiras, que hoje pertence ao Fluminense foi construído justamente para receber a terceira edição do então nomeado Campeonato Sul-Americano de Futebol. Dois nomes ficaram eternizados no esporte desde então, os atacantes Neco e Arthur Friedenreich, ambos assumiram a artilharia do torneio com quatro gols cada. 

Cidades Sedes de 2019 

A Conmebol responsável pela organização definiu que o evento seria disputado apenas em cinco cidades durante o intervalo de tempo de 14 de junho até 14 de julho. Serão elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte. Com isso, grande parte das regiões brasileiras receberão as partidas, desde o sul, até o nordeste. 

Com isso, começamos a esquentar o clima para acompanhar partidas eletrizantes e a saga da Seleção Brasileira em repetir o feito de 1919 e trazer este gostinho de alegria para toda a população!

 

por Pedro Ungheria
Atualizado sexta 7 junho, 2019 (321413) | 19/06/2019 02:23:46

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Personalidades se emocionam em noite em prol do GRAAC Taís Araújo e João Carlos Martins comandam gala solidária
  2. Perfumes irresistíveis, makes para se sentir uma guerreira e outros produtos que você Os lançamentos de beleza que você vai se apaixonar!
  3. Produtinhos de maquiagem com preços super especiais... só aqui! Tudo para o seu make up por até R$ 70
  4. Elas são perfeitas para um visual mais roqueiro ou num look As calças com efeito de couro dão um ‘up’ imediato ao look.

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Neto de Silvio Santos recordou como foi sua passagem pela emissora de Roberto Marinho Tiago Abravanel se emociona ao se despedir da TV Globo
  2. 2 Isis Valverde posta foto deslumbrante e fãs brincam: 'Arte'
  3. 3 Simaria esquenta temperaturas da web e deixa fãs sem fôlego
  4. 4 Zilu e Graciele Lacerda se encontram em evento familiar
  5. 5 Filha de Bel Gil canta em show e é elogiada por Ivete
  6. 6 Lexa coloca corpão para jogo e deixa bumbum à mostra
  7. 7 Datena celebra conquista do filho que abandonou as drogas
  8. 8 João Vicente conta detalhes de relacionamento com Sabrina
  9. 9 Caso Neymar Jr: Advogado diz que Najila perdeu o celular
  10. 10 Grande nome do universo jornalístico renova contrato com SBT