CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

SBT comemora 32 anos: veja 32 ícones da emissora de Silvio Santos

Relembre a trajetória da emissora por meio de 32 artistas que marcaram a história do canal, como Hebe Camargo, Gugu Liberato, Angélica, Jô Soares e os clássicos mexicanos!

Felipe Pinheiro Publicado em 14/08/2013, às 11h04 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja a história do SBT por meio de 32 ícones do canal! - Fotomontagem
Veja a história do SBT por meio de 32 ícones do canal! - Fotomontagem

O SBT ganha uma exposição de aniversário a partir de sexta-feira, 16, no shopping Vale Sul, em São José dos Campos, em comemoração aos seus 32 anos. O canal de Silvio Santos, que faz aniversário no dia 19 de agosto, está presente nas lembranças dos telespectadores com ícones que fizeram – e fazem – a história da TV brasileira.

+ Exposição de aniversário do SBT terá elevador da menina fantasma

+ Patrícia Abravanel mostra fotos da infância com Silvio Santos

Entre as principais figuras da emissora estão apresentadores que não estão mais no elenco de artistas, mas que continuam sendo a cara do SBT. Como exemplos é possível citar Gugu Liberato, Mara Maravilha, Serginho Groisman e Jô Soares.

+ Gugu Liberato no SBT? 10 motivos para o apresentador voltar ao canal de Silvio Santos

Estrelas mexicanas que com frequência voltam ao ar em reprises também fazem parte da história do canal, como Chaves, Thalía e Gabriela Spanic

+ Gabriela Spanic se surpreende com quinta exibição de ‘A Usurpadora’ e diz que adoraria atuar em novelas brasileiras

Relembre abaixo um breve histórico dos 32 anos do SBT a partir de ícones da emissora!

1. Silvio Santos

Prestigiado apresentador de televisão, Silvio Santos também é dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). No canal já apresentou inúmeros programas, como Qual é a Música, Topa Tudo por Dinheiro, Show do Milhão, Casa dos Artistas, Tentação, Em Nome do Amor, Show de Calouros, entre muitos outros.

2. Gugu Liberato

O apresentador trabalhou mais de 20 anos no SBT. Ele começou na televisão aos 14 anos, como assistente de produção do programa ‘Domingo no Parque’, apresentado por Silvio Santos.

3. Mara Maravilha

Mara Maravilha ficou 7 anos no SBT apresentando o Show Maravilha e tornou-se um dos principais ícones infantis do Brasil.

4. Vovó Mafalda

Vovó Mafalda foi um personagem interpretado pelo ator Valentino Guzzo para o programa infantil Bozo, que era transmitido pela emissora na década de 80.

5. Celso Portiolli

Celso Portiolli começou a carreira no SBT em 1993, quando enviou uma fita para Silvio Santos com sugestões de câmeras escondidas para o Topa Tudo Por Dinheiro, das 11 ideias, 7 foram aprovadas por Silvio que o convidou para trabalhar como redator do programa. Ele apresentou atrações como Passa ou Repassa e Curtindo uma Viagem. Atualmente comanda o Domingo Legal.

6. Hebe Camargo

Hebe Camargo estreou no SBT em 1986 e apresentou três programas: Hebe por Elas, Fora do Ar e Hebe, que ficou no ar até 2010. Era ainda madrinha do Teleton, maratona em prol de crianças com deficiência.

7. Ratinho

Ratinho estreou no SBT em 1998 ao comandar o Programa do Ratinho. Porém, o programa registrou baixas audiências e em 2006 deixou de fazer parte da grade de programação, retornando em 2009.

8. Eliana

A apresentadora começou sua carreira em 1991, no programa Festolândia, onde contava histórias para crianças. Ela ficou 6 anos na emissora, mas saiu em 1998, retornando em 2009.

9. Angélica

Angélica foi para o SBT em 1993 e foi considerada a ‘menina dos olhos’ de Silvio Santos. Ela chegou a substituir Gugu nos programas ‘Passa ou Repassa’ e ‘TV Animal’, mas deixou a emissora em 1996.

10. Serginho Groisman

O apresentador Serginho Groisman comandava o ‘Programa Livre’ no SBT desde 1991, mas deixou a emissora em 2000.

11. Jô Soares

Jô Soares ficou 11 anos na emissora comandando o Jô Soares Onze e Meia. O programa faz parte da história recente da televisão no Brasil, pois entrevistou, por exemplo, candidatos à presidência da República nas primeiras eleições após a ditadura militar.

12. Patrícia Abravanel

A filha de Silvio Santos resolveu começar a investir na carreira de apresentadora em 2011. No ano seguinte, ela ganhou o Troféu Imprensa de Revelação.

13. Marília Gabriela

Em 1997 Marília foi contratada pelo SBT, mas deixou a emissora e retornou em 2010 para apresentar aos domingos o De Frente com Gabi.

14. Professora Helena

A Professora Helena foi uma personagem da novela infantil Carrossel, interpretada pela atriz Gabriela Rivero.

15. Maísa

Maisa começou no SBT em 2007, onde apresentou o programa Sábado Animado e participou do quadro Pergunte para a Maisa, no Programa Silvio Santos. Seu último trabalho na emissora foi no remake da novela Carrossel.

16. Bozo

O palhaço Bozo The Clown foi criado nos Estados Unidos em 1946. A versão brasileira foi iniciativa de Silvio Santos. O programa se tornou um dos maiores clássicos infantis da televisão brasileira, ficando aproximadamente 12 anos no ar.

17. Thalía

Thalía protagonizou diversas novelas mexicanas na emissora, como Maria do Bairro, Maria Mercedes, Marimar e Rosalinda.

18. Gabriela Spanic

A atriz Gabriela Spanic ficou conhecida no Brasil pela novela mexicana Usurpadora. O SBT já reprisou a novela cinco vezes.

19. Chaves

O ator Roberto Bolaños ficou conhecido ao interpretar o personagem Chaves, na comédia que leva o seu nome. O programa Chaves é transmitido pelo SBT desde 1984 e já passou por todas as faixas de horário do canal. 

20. Helen Ganzarolli

Helen Ganzarolli está na emissora desde 2000. Ela apresenta o Festival Sertanejo e está presente no quadro Jogo dos Pontinhos, no Programa do Silvio Santos.

21. Ellen Rocche

Intérprete da personagem Mulher Mangaba, da novela Sangue Bom, a atriz ficou conhecida nacionalmente como dubladora do Qual é a Música, ao lado de Pablo. Depois, ela participou do reality Casa dos Artistas 2 e ainda do programa Fantasia.

22. Raul Gil

O apresentador voltou a fazer parte do elenco do SBT após mais de 25 anos. Atualmente ele apresenta a sua tradicional atração nas tardes de sábado da emissora.

23. Hermano Henning

O âncora já passou por importantes bancadas dos jornalísticos do SBT. Hoje em dia apresenta o SBT Manhã.

24. Yudi Tamashiro e Priscilla Alcantara

Os apresentadores animaram o infantil Bom Dia & Cia, no qual atendiam às crianças que participavam de brincadeiras no programa. Ambos foram descobertos por Silvio Santos no programa Código Fama.

25. Cesar Filho

Apresentador do SBT Repórter, ele já ficou à frente do Ver para Crer, SBT Brasil e o Aqui Agora  (este último durante sua última e rápida exibição).

26. Adriane Galisteu

Ela  deixou a Record para apresentar o Charme no SBT, que foi ao ar entre 2004 e 2008. Ainda fez na emissora o Fora do Ar.

27. Gil Gomes

É considerado uma das principais estrelas do extinto Aqui Agora, lançado em 1991. Sua voz e gesto com a mão de quando narrava as notícias policiais até hoje são lembrados.

28. Christina Rocha



Ela é uma das principais artistas da história do SBT. Apresentadora do popularesco Casos de Família, Christina já comandou o Aqui Agora, o Alô Christina e até o Programa Livre.

29. Carolina, de Chiquititas

A doce diretora interpretada por Flávia Monteiro conquistou uma multidão de crianças na primeira adaptação da novela pelo SBT.

30. Carlos Alberto de Nóbrega

A trajetória do filho de Manoel de Nóbrega  se confunde com a história do SBT. O humorista herdou do pai o programa A Praça é Nossa, que é exibido desde 1987.

31. Lombardi

O locutor misterioso ficou conhecido por apresentar anúncios e quadros no programa de Silvio Santos. Ele trabalhou com o dono do SBT por 40 anos e chamava atenção por sua voz empostada. 

32. Liminha e Roque

Eles são os principais assistentes de palco dos programas do canal. Liminha ficou principalmente conhecido no programa Domingo Legal e Roque no Topa Tudo por Dinheiro.

+ Silvio Santos: 50 curiosidades sobre o apresentador e dono do SBT

+ Silvio Santos em alta! Veja 10 pérolas do animador e dono do SBT