CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

As semelhanças entre 'Revenge' e 'Avenida Brasil'

A vingança como tema da série televisiva da ABC 'Revenge' e da novela global 'Avenida Brasil'

Anna Laura Wolff Publicado em 21/06/2013, às 10h01 - Atualizado em 17/03/2020, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os enredos de 'Revenge' e 'Avenida Brasil' relacionam-se entre si, veja as semelhanças! - Foto-montagem
Os enredos de 'Revenge' e 'Avenida Brasil' relacionam-se entre si, veja as semelhanças! - Foto-montagem

No meio da primeira temporada de Revenge em versão dublada, exibida aos domingos pela Rede Globo, e já na espera da terceira pelo canal Sony, a série americana conquista fãs simpatizantes ao tema ‘vingança’. Inspirada no clássico O Conde de Monte Cristo, relembra os personagens de Avenida Brasil, novela global campeã de audiência.

O figurino impecável dos protagonistas, as mansões gigantescas na praia dos Hamptons – litoral próximo à ilha de Manhattan – e a presença de status, beleza e saúde trazem a Revenge a ilusão da existência de vidas perfeitas, gloriosas e com êxito. Mas não teria a linda e milionária Emily Thorne, interpretada por Emily VanCamp, a mesma história de Nina, personagem de Débora Falabella nas telas da Globo? Veja as semelhanças entre as duas produções.

O estilo de Emily VanCamp, a estrela de 'Revenge'

1. Mocinhas com a moral duvidosa

Muito queridas por todos, aceitam desaforos de início e até abaixam a cabeça para suas antagonistas, mães de famílias ricas e poderosas. As protagonsitas da história, inicialmete boas e inocentes, ficam com a moral dúbia ao longo dos capítulos. No decorrer da trama, para alcançar o objetivo de vingança, elas passam a manipular e enganar os outros personagens. Amanda Clarke e Rita são seus verdadeiros nomes, mas após a morte do pai, em ambos os casos, as duas moças se transformam em Emily Thorne e Nina, respectivamente, e voltam ao ponto de partida, jurando viver os próximos momentos em nome da justiça.

2. Renúncia aos amores de infância

Enquanto se infiltram nos clãs inimigos, as duas mentem até para os grandes amores da infância – Jack, Nick Wechsler de Revenge, e Jorginho, Cauã Reymond de Avenida Brasil. Elas preferem seguir com a vingança a viver um verdadeiro amor, mas são constantemente vistas sofrendo pela escolha.

3. As vilãs

A vilã de Revenge, Victoria Grayson, interpretada por Madeleine Stowe, é a rainha dos Hamptons e a matriarca da família Grayson. Capaz de tudo para proteger o filho, Daniel, vivido pelo ator Joshua Bowman, no início não simpatiza com Emily. O mesmo aconteceu em Avenida Brasil quando Carminha, personagem de Adriana Esteves, implicava com Nina, falsa cozinheira infiltrada na mansão de Tufão – Murilo Benício na vida real. Obcecada pelo filho Jorginho, também era movida pelo ciúme e pela desconfiança, e tentou banir Nina de sua família – mas no decorrer das cenas, assim como Victoria, acabou encantada pela moça.

4. Pais traídos

Victoria e Carminha viveram romances com os pais das garotas, mas logo no início do enredo deram um golpe levando seus amantes à morte e arruinando as vidas de suas filhas ainda crianças. Amanda e Rita descobrem a hipocrisia, mas não podem revelar seus segredos devido às faltas de provas. Optam, então, pela falsidade ao extremo com as famílias das inimigas. Victoria, por sua vez, era sinceramente apaixonada pelo pai de Emily/Amanda, David Clarke, interpretado por James Tupper. Mas em busca de fortuna, ela engana Clarke ao se aliar com o marido para criar uma falsa acusação criminal. O homem é em seguida preso e morre na cadeia. Já Carminha, também ambiciosa, nunca gostou de Genésio – personagem de Tony Ramos que teve participação especial no início da novela – o pai de Nina/Rita, e só casou-se também pelo dinheiro.

‘Avenida Brasil’: Veja os casais que emocionaram os telespectadores

5. A herança como aliada

Já adultas, Amanda e Rita contam com a ajuda da herança confiada a elas para praticar a vingança. Em Revenge, Amanda herdou os milhões do pai biológico. Já em Avenida Brasil, Rita ficou com a fortuna da família que a adotou. Elas usam cada centavo para subornar personagens e chegar mais perto da destruição de seus inimigos. Amanda chegou a investir quantias absurdas em negócios dos vilões para assistir suas quedas. Rita comprou até um iate para o amante de Carminha, Max, vivido por Marcello Novaes.

6. Identidades trocadas

Elas também contam com a ajuda de amigas que se passam por suas verdadeiras identidades perante os outros personagens. Margarita Levieva, a verdadeira Emily Thorne, atua como Amanda Clarke para a vizinhança dos Hamptons, e acaba se envolvendo com o grande amor de Amanda, o Jack. No outro enredo, Betânia, a atriz Bianca Comparato, finge ser a Rita, filha bastarda que a madrasta Carminha jogou no lixão ainda menina.

7. Romance na vida real

Fora das filmagens, Emily se envolveu com o seu falso par da trama, Joshua, que vive o filho de Victoria. Os dois estão juntos há mais de um ano, desde o começo de 2012, assim como aconteceu com Débora, que virou namorada de Murilo, pai de seu amor na novela. O casal também namora desde as filmagens.

Murilo Benício sobre Débora Falabella: 'Não posso estar mais casado do que estou'

A série produzida pela ABC, que registrou a maior audiência nas quartas-feiras desde Lost, tem a terceira temporada confirmada para ir ao ar. Em setembro, a primeira fase termina na Rede Globo, ainda sem previsão de volta. Já Avenida Brasil, pode ter suas cenas conferidas no site da emissora. Os fãs também podem esperar a volta da novela no Vale a Pena Ver de Novo, que certamente deve rodar o enredo novamente.

A trama Revenge

A trama Avenida Brasil