CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Dois anos após sua morte, Chico Anysio terá biografia

Livro sobre a vida de Chico Anysio está em produção e deve chegar às livrarias no início de 2014, quando completa dois anos da morte do humorista

Kellen Rodrigues Publicado em 26/09/2013, às 13h30 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chico Anysio - TV Globo
Chico Anysio - TV Globo

A história de vida Chico Anysio será contada em uma biografia que deve chegar às livrarias no início de 2014. A obra está sendo produzida pela jornalista e cineasta Ellen Ferreira.

Será a primeira biografia narrada por outra pessoa, já que o humorista fez um livro autobiográfico intitulado Sou Francisco, em 1992. "Desde então, nenhum outro livro foi publicado com este caráter biográfico. De lá pra cá existe um espaço de 21 anos de história que também precisa ser apresentado”, contou a jornalista à CARAS Online. “O objetivo é que o legado de Chico chegue às novas gerações e continue aquecido na memória das antigas”, continua.

Por enquanto, a autora está em fase de pesquisas e entrevistas. Para isto, foi a Maranguape, terra natal do humorista, e conheceu, entre outros lugares, a casa onde ele nasceu. “Fiz uma intensa pesquisa de campo, fiquei enraizada na cidade por alguns dias na busca de histórias que somente os moradores da cidade têm”, disse. “Muitas vezes ficava em silêncio na casa observando cada canto, cada parede, cada cômodo da casa e o silêncio me ajudava a refletir sobre questões da vida dele que precisava conhecer e continuar nesta pesquisa até obter todas as respostas”, continua a escritora.

Entre os entrevistados está o irmão mais velho de Chico, Elano de Paula, que gravou depoimento na casa onde eles cresceram. “O livro terá este caráter de registrar em textos, fotos exclusivas e inéditas e depoimentos de amigos, familiares e demais pessoas que tiveram um relacionamento mais próximo com Chico Anysio”.

Entre os entrevistados famosos estão Daniel Filho, Miele, Maria Carmem Barbosa, Regina Casé, Gilberto Gil,  Marília Pêra, Tom Cavalcante e Carlos Manga, entre outros.

Amizade com Chico

A convivência com Chico Anysio começou em 2009, três anos antes de sua morte (em março de 2012) - ele participou de um longa metragem sobre dublagem dirigido por Ellen para o curso de jornalismo na Puc-Rio. Depois, virou o personagem tema de um documentário também dirigido por ela, chamado Chico é Mais. “Chico Anysio tinha isso de bom. Gostava de conversar com jovens. Me tratou como se fosse parte da família. Ele sempre foi muito gentil e atencioso em todos os pedidos de entrevista”, disse Ellen, que atualmente responde pelo conteúdo audiovisual do site oficial e redes sociais de Chico Anysio.

+ Obra de Chico Anysio vira documentário

Ela tem contado com o apoio da família do humorista para a biografia, como filhos e ex-mulheres, entre elas, Malga Di Paula. “Ela confia em mim esta missão de contar a história do Chico através das páginas de um livro biográfico. E o André Lucas (filho de Chico) é um amigo muito importante. Ele tem sido até hoje o meu grande parceiro também ao ceder fotos e me confidenciar fatos importantes da vida do pai dele”.

O livro deve ser lançado no primeiro semestre de 2014, quando faz dois anos que Chico morreu após parada cardiorrespiratória causada por falência múltipla dos órgãos. “É um homem que o Brasil nunca poderá se esquecer e o mundo ainda precisa conhecer muito mais. A história do Chico nunca poderá ser esquecida. Eu estou sempre disposta a contribuir para que o legado dele chegue às novas gerações e continue aquecido na memória das antigas”.