CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Bell Marques anuncia saída do Chiclete com Banana

CARAS Online Publicado em 10/09/2013, às 12h56 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bell Marques - Uran Rodrigues
Bell Marques - Uran Rodrigues

Bell Marques anunciou oficialmente seu desligamento do Chiclete com Banana nesta terça-feira, 10. Ele estava há mais de 30 anos no comando da banda. O músico continua à frente do grupo até o Carnaval de 2014 e, daí em diante, continuará em carreira solo. "Nunca imaginei que esse dia pudesse chegar", disse o cantor em vídeo no qual explica sua decisão.

"É bom refletirmos, porque em todas as separações existem várias versões e precisamos respeitar todas elas pra não sermos injustos com ninguém. Somente quem conviveu 30 anos juntos sabe de tudo. Ninguém se separa de uma relação de 30 anos por aquele ou por esse motivo. Se separa por desgaste, conflitos e divergências de opiniões envolvendo ambas as partes", continua Belle, que completou 61 anos em setembro. "Podem acreditar, não existe certo nem errado. Existem pessoas que pensam e creem verdadeiramente nas suas atitudes, e pra tudo isso só existe um juiz, Deus. Somente ele conquistou o direito de julgar qualquer decisão tomada por qualquer um de nós".

+ 'A Bahia vai ter dois Carnavais em 2014', diz Bell Marques, líder do Chiclete com Banana

Segundo a assessoria de imprensa do cantor, os detalhes dos novos projetos serão revelados em breve e aos poucos. "Ele está muito abalado. Foi uma decisão difícil pra ele. Tanto que ele decidiu fazer o vídeo, como se fosse uma coletiva de imprensa. Elee chorou bastante, demorou uma hora para gravar um vídeo de quatro minutos", disse José Mion à CARAS Online. O Chiclete com Banana se apresenta na sexta, 13, na cidade de Guanambi e no sábado, 14, em Barreiras, ambas no interior da Bahia. Ainda segundo Mion, Rafa e Pipo, os filhos de Bell, também ficaram muito emocionados. "Eles nunca viram o pai fora do Chiclete".

Segundo ele, Bell tem recebido apoio de muitos fãs e de vários artistas, como Solange Almeida e Xandy da banda Aviões do Forró. A vocalista também usou as redes sociais para dar apoio ao cantor. "#tocomvoceBell "um novo jeito de caminhar". @bellmarques #pracima #praSempre

Em seu Instagram, Claudia Leitte - que também deixou o Babado Novo para atuar em carreira solo - apoiou o colega de profissão. "Estou com você, Rex. Conte comigo!!! #bellmarquesesporteclube", comentou. Pouco depois, a cantora também falou à CARAS Online sobre o assunto. "Desejo sucesso! O que o Bel decidir eu apoio ele e desejo tudo de melhor nessa nova empreitada", completou.

Veja o vídeo de Bell Marques!

Veja o discurso do cantor:

Queridos amigos,

Parece que foi ontem, mas já faz muito tempo que tudo isso começou. Estou aqui pra falar de um assunto muito importante sobre a banda Chiclete com Banana. Essa banda que há muito tempo vem proporcionando tantas alegrias a vocês, Chicleteiros; vem inspirando romances e sonhos de varias gerações; essa banda que me presenteou com grandes momentos mágicos, momentos que me fizeram congelar por muitas vezes as minhas emoções. Congelei, sim, pra eu nunca mais esquecer muitas coisas, pra eu nunca mais esquecer aquele teu sorriso alegre que por muitos anos você dividiu comigo. Não tenho como esquecer quando via escorrer pelo teu rosto aquelas lágrimas de felicidade ao ouvir os nossos primeiros acordes no Carnaval. Me emocionava ouvir o grito de vocês quando eu dizia “Galera do Camaleão, chegou a nossa vez!”. Nunca vou esquecer quando vocês, Chicleteiros de toda parte, cantavam comigo “Sempre me lembro de você desse jeito tão estranho”. Isso estará guardado na minha memória para sempre. Além disso, não podemos esquecer que construímos uma grande história na Música Brasileira e também como artistas, irmãos e amigos.

Estou aqui com o meu coração Chicleteiro muito angustiado, muito, muito apertado. Vocês não podem imaginar o quanto está sendo difícil pra mim dizer isso pra vocês. Sem dúvida, essa é a fala mais difícil da minha vida profissional. Nunca imaginei que esse dia pudesse chegar. Lutei, me dediquei com todas as minhas forças junto com meus parceiros pra levarmos o Chiclete com Banana ao sucesso que ele chegou.

Queridos amigos, parceiros e, principalmente, vocês, Chicleteiros, que dedicaram parte da vida de vocês a nós, estou aqui para comunicar oficialmente, com muita tristeza, que, depois do Carnaval de 2014, não mais farei parte da banda Chiclete com Banana. Essa minha decisão não representa um caminho novo, representa um novo jeito de caminhar. Seguirei, depois do Carnaval, cantando sozinho, mas tenho certeza de que não estarei só. Estarão lá, ao meu lado, aquelas pessoas que sempre me tiveram no coração.

Gente, foram mais de 30 anos juntos, caramba! Muitas alegrias, sucesso, fama, mas, como todo relacionamento, e quando digo todo, são todos mesmo, existe uma parte que está submersa, que ninguém vê e que ninguém sabe, mas mesmo assim, ainda existirão pessoas que vão achar que sabem de tudo, por se sentirem mais íntimos ou mais próximos. É bom refletirmos, porque em todas as separações existem várias versões e precisamos respeitar todas elas pra não sermos injustos com ninguém. Somente quem conviveu 30 anos juntos sabe de tudo. Ninguém se separa de uma relação de 30 anos por aquele ou por esse motivo. Se separa por desgaste, conflitos e divergências de opiniões envolvendo ambas as partes.

Podem acreditar, não existe certo nem errado. Existem pessoas que pensam e creem verdadeiramente nas suas atitudes, e pra tudo isso só existe um juiz, Deus. Somente ele conquistou o direito de julgar qualquer decisão tomada por qualquer um de nós.

Até chegar o Carnaval de 2014, farei muitas apresentações com o Chiclete com Banana. Podem ter certeza de que em todos os shows estarei com a mesma energia e deixando o melhor de mim. Quero dizer ainda que vocês, Chicleteiros, e o Chiclete com Banana permanecerão indelevelmente tatuados no meu coração. Continuarei torcendo pelo sucesso e desejando boa sorte pra esses queridos músicos, meus irmãos e amigos que permanecerão com o Chiclete com Banana.

Beijos pra todos e que Deus nos proteja,

Bell Marques.

Carreira

Washington Marques da Silva, conhecido como Bell Marques, começou a carreira de cantor na adolescência, ajudando o irmão, Wilson, como técnico de som na região de Salvador. Assim, juntou dinheiro e comprou seu primeiro instrumento. Começou tocando com seu amigo Rey e o irmão Wadinho Marques, com quem formou a banda Scorpius no fim da década de 1970. Já em em 1980, foram contratados pelo Bloco Traz os Montes para tocarem no carnaval daquele ano. No ano seguinte, o engenheiro de som e irmão de Bell sugeriu por em prática uma ideia revolucionaria de fechar toda a lateral do trio com caixas de som e usar equipamentos de potência transistorizada, passando todos os músicos a tocarem na parte superior do trio, causando assim, na época, grande diferença dos demais.

Em 1982 o nome da banda mudou para Chiclete com Banana, tendo Bell como seu líder e vocalista, além de Rey (Reynaldo Gramacho), Waltinho Cruz, Wadinho Marques, Deny e Lelo. Sendo uma das bandas de maior sucesso na Bahia e em todo o Brasil, eles já venderam mais de 7 milhões de discos e têm uma legião de fãs. Ao todo são 12 discos de Ouro e 10 discos de Platina. Bell sempre esteve ligado às grandes revoluções na música baiana, como a gravação do primeiro CD ao Vivo em cima de um trio elétrico em 1997, e pela introdução do trio elétrico Tiranossauro Rex no carnaval do ano 2000. Atualmente o Chiclete Com Banana canta em todos os cantos do Brasil, principalmente em micaretas e shows. Em Salvador no carnaval a banda tem três blocos de rua: o Nana Banana, que sai no circuito Barra-Ondina, o Camaleão, no circuito Campo Grande, e também o Voa-Voa, que é um dos últimos blocos a sair na terça-feira de Carnaval. Hoje Bell Marques é considerado um dos maiores cantores de axé music do Brasil.

Bell Marques é casado há mais de vinte anos com Ana Marques, com quem tem dois filhos: Rafael e Filipe. Em 2003, ele reconheceu a paternidade de Rebeca Teixeira. Sua marca pessoal é a bandana que usa sempre e sua barba. Esta, porém, foi tirada após longos 30 anos para participar de uma campanha publicitária de uma marca de lâmina de barbear.

+ Bell Marques tira a barba pela 1ª vez

Veja a discografia do Chiclete com Banana:

1982: Traz os Montes
1983: Estação das Cores
1984: Energia
1985: Sementes
1986: Fissura
1987: Gritos de Guerra
1988: Fé Brasileira
1989: Tambores Urbanos
1990: Toda Mistura Será Permitida'
1991: Jambo
1992: Classificados
1993: Chiclete com Banana
1994: 13
1995: Banana Coral
1996: Menina dos Olhos
1997: Para Ti
1998: Bem Me Quer
2000: São João de Rua
2000: Universo Paralelo
2001: Santo Protetor
2005: Sou Chicleteiro
2007: Tabuleiro Musical
2009: Flutuar
2012: O mundo é dos chicleteiros

Resposta aos fãs

O músico respondeu a diversos recados dos fãs na tarde desta terça-feira, que lamentaram a saída de Bell do Chiclete com Banana:

Dois Carnavais em 2014

Há pouco mais de ano da Copa do Mundo da Fifa, Bell Marques já se prepara para tocar em dois Carnavais em 2014. "No ano que vem vamos fazer um Carnaval no meio do ano. Um será o tradicional, em fevereiro, e outro durante a Copa. Vai ser muito bom!", garante Bell para a Caras Online.

Mas os foliões deverão ganhar um novo circuito para aproveitar a festa em Salvador, na Bahia. Ele deverá ser montado na orla marítima de Jaguaribe, fugindo dos tradicionais circuitos Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico). "Lá é mais amplo, arejado, bonito e com o terreno todo plano, sem muita verticalização como acontece nos circuitos tradicionais. Será algo novo para o turismo da cidade, assim como a Copa em si. Os estrangeiros poderão conhecer a parte cultural da cidade, além de assistir os jogos", contou Bell.

Neste segundo Carnaval, Bell deve fazer a festa sem seus companheiros do Chiclete.