CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Especial / Dia da Mulher

MULHER DO DIA: Oprah Winfrey

A CARAS Online faz uma homenagem a Oprah Winfrey pelo Dia da Mulher!

Redação Publicado em 05/03/2013, às 08h14 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oprah Winfrey - Getty Images
Oprah Winfrey - Getty Images

Eleita pela Forbes como a mulher mais rica do ramo do entretenimento no mundo durante o século XX, Oprah Winfrey (59) é uma empreendedora audaciosa uma das faces mais reconhecidas quando o assunto é a produção televisiva norte-americana.

Nascida no estado do Mississipi, no Estados Unidos, Oprah é fruto de uma gravidez inesperada dos jovens Vernita e Vernon, que nunca chegaram a ser um casal fixo. Criada até os seis anos de idade pela avó Hattie Gail Mae, de quem recebeu educação cristã e aprendeu a ler aos três anos. Ao seis, voltou a viver com a mãe e ainda criança foi molestada por seu tio e seus primos adolescentes, fato apontado até hoje como um grande trauma em sua vida.

No entanto, apesar das dificuldades da vida, Oprah dedicou sua vida aos estudos. Aos 13 anos fez uma prova e ganhou uma bolsa de estudos na Nicolet High School, uma das melhores escolas públicas da cidade de Wisconsin. Cansada de sofrer abusos sexuais desde criança, Oprah terminou a escola fundamental e fugiu de casa. Assim como sua mãe, engravidou jovem e deu luz a um menino.

Após concluir a escola, ganhou bolsa de Universidade do Tennessee, uma universidade historicamente negra, onde estudou Comunicação Televisiva. Seu primeiro trabalho na área de comunicação foi na rádio WVOL, que a contratou para transmitir as notícias do plantão. Após ocupar o cargo de âncora de um jornal de Nashville, Oprah atuou ao lado de Richard Sher no programa de entrevistas People are Talking em 1978. Sua carreira na televisão estava apenas começando.

Em 1983, Oprah se mudou para Chicago para liderar o talk show matinal AM Chicago, que teve seu primeiro episódio exibido no dia 2 de janeiro de 1984. Dentro de poucos meses, o programa de Oprah se tornou o mais visto da região de Chicago superando o concorrente The Phil Donahue Show. O sucesso foi tanto que a emissora concedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em setembro de 1986.

Pouco antes de completar 40 anos, Oprah conseguiu uma entrevista altamente esperada com Michael Jackson (1958-2009), consolidando ainda mais sua posição no universo do talk show. Em 2004 assinou contrato com a rede de televisão ABC e realizou nos últimos anos entrevistas com grandes nomes da política e do showbizz internacional. Depois de vinte anos no ar, o programa The Oprah Winfrey Show chegou ao fim em 2009.

Abelha rainha

Sempre em busca de novas conquistas, Oprah Winfrey e a Discovery Communications anunciaram em 2008 o plano de transformar o canal Discovery Health em uma emissora especial dedicado inteiramente à comunicadora, intitulado OWN (The Oprah Winfrey Network).

Além do império televisivo construído em cerca de quarenta anos de trabalho, Oprah é dona de duas revistas, O, The Oprah Magazine e O at Home. A comunicadora já produziu também cinco livros.
No cinema, Oprah trabalhou pela primeira vez em 1985 no filme A Cor Púrpura, de Steven Spielberg(65). Pela atuação, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Representou papeis também nos filmes A Menina e o Porquinho, Bee Movie e A Princesa e o Sapo, dublando personagens animados.