CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Os esportes olímpicos na decoração da ilha

Arquitetos levam sofisticação e aconchego à temporada 2016 em Angra. Veja os ambientes

CARAS Digital Publicado em 15/02/2016, às 15h53 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilha 2016 - César Alves
Ilha 2016 - César Alves

Piscina by Ricardo Melo e Rodrigo Passos
Os convidados da temporada 2016 da Ilha de CARAS vão se sentir verdadeiros campeões. Cada um dos 14 ambientes do local, em Angra dos Reis, ganhou sofisticação e aconchego com a decoração inspirada em modalidades dos Jogos Olímpicos, cuja próxima edição será disputada em agosto, no Rio. Incumbidos de ornamentar a piscina a partir de elementos da natação e do nado sincronizado, Ricardo Melo (41) e Rodrigo Passos (42) se preocuparam em não “poluir” visualmente o ambiente. “A ideia era deixá-lo integrado à natureza, não fechar essa vista espetacular”, explicou Ricardo. Em uma das laterais, cordas lembram movimentos do nado sincronizado. No espaço puxado pelo tom azul-escuro da piscina, destacam-se três chaises de alumínio com fibra sintética no estofado em deck de madeira, dois bancos de fio de macarrão e cadeiras do mesmo material. “O design delas tem uma curva que chega a dar moleza só de olhar. Queremos que as pessoas relaxem”, disse Rodrigo. 

Spa by Ana Rozenblit e Sabrina Salles
Um espaço para recarregar as energias. Essa foi a ideia das sócias Ana Rozenblit (41) e Sabrina Salles (35) para montar o spa, com decoração em referência ao atletismo. Para representar as modalidades como corrida, lançamento e salto, as arquitetas usaram os símbolos de cada uma impressa em plaquinhas ornando o biombo que divide os ambientes do ofurô, com cromoterapia, e da ‘sala de estar’. “Imaginamos os atletas terminando uma competição e relaxando. Assim fomos dividindo os espaços para os convidados terem a mesma vivência”, contou Ana. A dupla apostou ainda em uma espreguiçadeira para massagens, que se tornou mais reservada com a colocação de uma cortina. “Além do escritório, somos sócias de um spa, o que tornou esse desafio mais fácil de ser executado”, acrescentou Sabrina, que usou cores vibrantes para as almofadas e espalhou adornos esotéricos, como o rosto de um Buda. Destaque também para a cobertura de sapê de 5mx3m e piso drenante, ecologicamente correto.

Lounge Externo by Gorete Colaço
O lounge externo foi transformado em um miniparque olímpico de diversões por Gorete Colaço (46). Tendo o tema arco e flecha como inspiração, ela levou para o espaço brincadeiras de infância. “A ideia foi criar um local de lazer para pais e filhos interagirem como se fossem atletas”, contou. A própria arquiteta desenvolveu mesa de madeira de jogo da velha, com bancos redondos nas cores dos aros olímpicos: azul, vermelho, preto, amarelo e verde. O designer e artista plástico Eurico Humano (32) criou um jogo de amarelinha com trabalho de cordas. É dele também a mesa de centro feita com  tijolos e cordas e a luminária amarela, em referência à tocha olímpica. Uma cadeira de balanço com estrutura de madeira de demolição também decora o jardim. No espaço, os convidados poderão conhecer o equipamento do arqueiro brasileiro Marcus Vinicius (17), vencedor, este ano, do Mundial Júnior de tiro com arco, nos EUA, que estará nos Jogos do Rio.

Chapelaria by Evelin Sayar
A arquiteta Evelin Sayar (48) transformou um espaço de 3mx3,5m em uma chapelaria charmosa e divertida. Bem-humorada na sua representação do universo do levantamento de peso, espalhou pelo local, entre outros adornos, cães buldogues de cerâmicas em preto e branco. “É uma raça que representa a força e, como esses atletas também são fortes, quis brincar com isso”, contou Evelin, que adesivou uma das paredes de vidro com a mensagem: “Fique calmo e levante peso”. Para dar requinte à chapelaria, ela optou por peças em dourado como os tambores na entrada. Outro destaque do espaço foi o investimento na iluminação. Com fios aparentes e flexíveis para mudar de posição quando desejar, a arquiteta usou dez lâmpadas para clarear o ambiente, onde prevalece a cor preta, a madeira nos móveis e minicontêineres vermelhos. “Esse último item é uma referência ao porto do Rio, já que a cidade é a sede dos Jogos Olímpicos”, comentou ela, que mora em São Paulo.

Day Use by Thoni Litsz
O tecido piquet, utilizado para fazer os kimonos, tradicional vestimenta dos judocas, foi o ponto de partida de Thoni Litsz (37) para a decoração do Day Use a partir do tema judô e luta livre. “Fiz tanto as almofadas quanto as colchas para as duas camas, tudo nesse tecido”, explicou. Faixas que determinam a graduação do atleta, nos tons azul e preto,  foram amarradas em almofadas. Para dar leveza e sensação de aconchego, o arquiteto escolheu utilizar cores neutras. Destaque para os papéis de parede, um com efeito marmorizado e outro reproduzindo madeira de demolição, puxando para o azul. Com a ideia de dar amplitude ao ambiente foi colocado um espelho de 2,20mx1,40m. A pedido de Thoni, o designer Leonardo Viansa (25) criou quadros com referências lúdicas às duas modalidades. “Fizemos a brincadeira porque são esportes, de certa forma, brutos. Não há delicadeza”, disse o arquiteto, que optou por mobiliário de madeira por ser ilha e por remeter ao tatame.

Deck e Praia by Jairo de Sender
Para receber os convidados assim que desembarcam na Ilha, Jairo de Sender (58) transformou o deck e a praia em ambiente aconchegante e de contemplação. Incumbido de buscar referências nas modalidades remo e canoagem, não teve dúvidas sobre o ponto inicial do projeto. “A minha preocupação foi tirar partido dos remos. Então, eles viraram luminárias, são mais de dez no chão e nos tetos. E ficou muito bacana, por ser um elemento elegante”, explicou. Pensando no relax
de quem vai dar um mergulho no mar ou simplesmente descansar, ele criou três espaços de estar. Um no bar, com chaise de balanço duplo de madeira; um ao lado do deck, com cadeiras de fibra natural; e outro na praia, com ombrelone e chaise dupla. “É espaço de boas-vindas, com música, alegre, para celebrar a vida”, disse. Na palheta de cores, o azul e o branco. “Só quebrei com o vermelho, da CARAS, em peças decorativas e almofadas com símbolos do mar, como o coral, até porque estamos em uma Ilha”, frisou.

Camarim by Roberta Banqueri
Um camarim suspenso em pilotis de madeira, com paredes de vidro, foi idealizado por Roberta Banqueri (36) no meio da mata. “A natureza integrada é tudo”, afirmou a arquiteta e designer de interiores. Ocupando  4,5mx3m do terreno, coube a ela homenagear o vôlei. O esporte foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan (1870 – 1942) nos EUA. “A rede me inspirou. Veio em minha cabeça a fluidez que ela tem, a transparência. Por isso, o vidro e elementos vazados”, explicou Roberta, referindo-se aos 36 cobogós quadrados brancos, ao lado de uma das mesas de maquiagem. Em placas suspensas, marcos importantes da atuação das nossas equipes, como o título da Olimpíada de Barcelona, em 1992, com o time masculino. Destaque para as cadeiras, um clássico do designer mobiliário de Eero Saarinen (1910-1961), com formato futurista muito atual. Do lado de fora, futon verde-bandeira com almofadas nas cores do nosso pendão.

Living by Roseli Müller
No living trabalhado por Roseli Müller (52), elementos do hipismo são vistos por todo o ambiente, mas de uma forma leve. “Estamos em uma ilha, à beira do mar, não podia encher de sela, bota, clima campestre... Então, eu misturei com materiais, almofadas e cortinas amarradas com cinto... O couro aparece sutilmente”, explicou. O espaço ganhou três ambientes: um estar mais formal, onde se veem quadros com medalhas do esporte e fotos de competições olímpicas; um estar mais descontraído, com mesa redonda de vidro, adornada com vasos brancos, e pufe versátil; e o home theater com TV de 70 polegadas, instalada pela High End. “O tecido das cortinas e do papel de parede, com listras bem fininhas, quase uma alfaiataria, tem as cores azul, bege e off-white. Isso dá a discreta elegância, como é o esporte”, disse. A arquiteta fez ainda uma brincadeira ao revestir um dos sofás com uma manta, como se faz em uma cela de cavalo.

Suíte 1 by Jóia Bergamo
Para decorar a suíte 1, que tem como tema o ciclismo, Jóia Bergamo (54) foi estudar a origem do esporte e descobriu que os homens dominaram a modalidade de início. Por isso, a cor azul-marinho é predominante em todo o cômodo. “Peguei um pouco da história e trouxe para a realidade. Amo bike, meu filho Giancarlo é triatleta. Então, também tenho uma vivência muito próxima desse universo, o que facilitou as minhas ideias”, comentou a arquiteta, que deu um requinte ao cômodo
com a cabeceira de couro  branca, 2mx2m, com círculos em relevos. Uma referência à roda. Criativa, Jóia desenhou o abajur em cobre, que está ao lado da cama. A fita de led dá uma graça a mais à peça. “Representei o aro da bike. Optei por não trabalhar com a subjetividade. Quis deixar muito claro o esporte que me foi destinado”, disse ela, abusando de quadros com imagens da modalidade. Na varanda, Jóia surpreende com uma biclieta presa à parede. “Essa magrela tinha que estar presente”, divertiu-se.

Suíte 2 by Claudia Brassaroto
A partir de pesquisas sobre as  principais quadras de tênis, saibro, grama e dura (cimento, asfalto ou sintética), Claudia Brassaroto (49) iniciou o projeto para a suíte 2. “Após fazer leitura, escolhi como cor principal este tom de saibro”, disse. Só uma das paredes, transformada em espécie de lousa, foi pintada de verde. Ali se vê o top 10 mundical masculino do esporte, além do rosto e de frase de Gustavo Kuerten (39), o Guga, maior tenista brasileiro de todos os tempos, desenhado com
giz de cera pelo artista plástico Leonardo Viansa (25). Destaca-se ainda painel 3D de MDF, com pintura em laca na cabeceira da cama, tendo o fio de náilon da raquete trançado em toda a estrutura. “Usei tudo o que remetesse ao esporte, mas de forma aconchegante”, contou. Na varanda, há um “quadro vivo” com orquídeas, asplênios, antúrios verdes, aspargos e liriópolis feito pela paisagista Denise Daniel. “Para fazer uma ligação com ilha, natureza. E o tênis também é ao ar livre...”, explicou Claudia.

Suíte 3 by Luciana Nasajon, Mabel Graham Bell e Juliana Neves de Castro
O trio de arquitetas Luciana Nasajon (46), Mabel Graham Bell (42) e Juliana Neves de Castro (38)  teve como missão homenagear a esgrima na suíte 3. O duelo de espadas foi representado de forma lúdica na cabeceira da cama com 25 réguas de madeira, cada uma em oposição à outra. As arquitetas também trabalharam com adesivos, que é uma forte tendência na decoração atual. Elas selecionaram ainda algumas palavras que os atletas costumam ouvir e dizer com frequência, como paz, ação e ataque, para decalcar a parede ao lado do espelho. “Foi uma forma de aproximarmos os hóspedes que ficarão aqui da realidade desses desportistas”, contou Juliana. Na parede da varanda, as sócias colocaram um painel de peneiras de cobre, para remeter à máscara de proteção dos esgrimistas. “Fizemos o contraponto entre os dois aramados. A nossa ideia foi tentar provocar a imaginação de quem dormirá aqui nesse espaço”, explicou Luciana.

Suíte 4 by Denise Monteiro
A flexibilidade e a delicadeza dos movimentos das atletas da ginástica rítmica foram exploradas de forma lúdica por Denise Monteiro (55) na suíte 4. Na parede de entrada, o quadro de  Gigi Monteiro (43) se sobressai. Nele, a atriz e apresentadora trabalhou com o preto no desenho da silhueta da ginasta com as fitas, um dos ‘aparelhos’ usados na modalidade. “Em tudo na vida existe um ritmo”, analisou a arquiteta, fazendo uma plotagem no vidro do chuveiro com uma imagem
laranja cheia de curvas. Detalhe da torneira, torcida, que também tem esse movimento que a arquiteta ressalta em seu projeto. “Parece que essa peça foi feita especialmente para o espaço, um casamento perfeito! É como se fosse o corpo dessas meninas nas séries”, acrescentou ela, misturando o tema do esporte com estampas de bichos, como a onça preta, nas almofadas e nos pufes. “Achei que a natureza tinha que estar presente. Não dá para esquecer que estamos em um verdadeiro paraíso”, elogiou.

Banheiro by Flávia Coelho
A cor laranja da bola de basquete foi o ponto de partida da designer de interiores Flávia Coelho (43) para repaginar o banheiro, que tem como tema o esporte, inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismit (1861 – 1940). Para caracterizar ainda mais o espaço, ela abusou da criatividade transformando uma boiserie, revestimento francês típico dos séculos XVII e XVIII, em moldura para o espelho redondo, em referência à tabela de basquete. “Fiz o possível para ficar bem claro o assunto que estamos tratando de forma divertida”, vibrou a designer de interiores, que também adaptou um tripé de mesa para revisteiro, posicionado à entrada do banheiro. “O requinte veio com os adornos na cor preta, que coloquei na pia”, acrescentou Flávia. Para dar mais vida ao espaço, ela ainda produziu fotos temáticas penduradas em uma das paredes. “As imagens foram clicadas em movimento”, contou ela, há dez anos no mercado.

Restaurante by Elaine Ramos
Para mostrar o tema vela, Elaine Ramos (50) abusou de referências náuticas na ornamentação do restaurante. “A predominância é do azul, mas tem um pouco do amarelo e do verde, porque há toda essa vista espetacular da natureza”, contou. Na varanda, foram colocadas duas mesas redondas e sete retangulares, num total de 40 lugares, além do aparador de madeira para o bufê. As cadeiras de ratan sintético dão ar de elegância, assim como o painel de bambu com samambaias
ao fundo. No ambiente, se vê ainda banco com futons. “O essencial é ter lugar para passagem, então, tomei cuidado em buscar informações sobre a logística dos eventos”, explicou. A profissional montou ainda espaço com sofá de 4m de alumínio branco em material náutico e mesa redonda com amarrado de bambu. No bar, se destacam quadros com fotos de competição e velejadores. Em chassis de madeira nas pilastras e em almofadas, estão os nomes de campeões do esporte, como Torben Grael (55).