CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Publicidade / Fashion Tendências

10 looks das passarelas que 'emagrecem' a mulher plus size

Juliana Cazarine Publicado em 18/06/2013, às 11h15 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A dica para valorizar a silhueta plus size é compor o look com elementos que diminuam o volume da região do abdômen - Foto-montagem/ Márcio Madeira
A dica para valorizar a silhueta plus size é compor o look com elementos que diminuam o volume da região do abdômen - Foto-montagem/ Márcio Madeira

Nas passarelas, em geral, as modelos são altas e magérrimas. Mas isso não significa que as roupas que elas exibem nos desfiles servem apenas para quem tem o mesmo tipo físico. As semanas de moda de Nova York, Londres, Milão e Paris apresentaram looks que são ótimas inspirações para a mulher plus size. Confira uma seleção comentada de dez produções que são capazes de alongar a silhueta de quem está acima do peso.

Os truques de moda de divas plus size, como Adele

Looks que emagrecem e são tendência: veja dicas do stylist Arlindo Grund

Look 1: Dolce & Gabbana

Roupas das passarelas para plus size

A Dolce & Gabbana levou à passarela de Milão um look perfeito para a silhueta plus size: modelagem evasê, cintura levemente marcada e look monocromático, que alonga a perna. “A modelagem evasê é favorável ao corpo da mulher plus size, já que não evidencia o quadril ou abdômen”, afirma Juliana Burlamaqui, consultora de imagem. Um truque para diminuir ainda mais o volume da região da barriga é criar o efeito de sobreposição deixando o trench coat aberto. “A peça aberta cria uma linha vertical na silhueta que a faz parecer mais fina e alongada”, avalia consultora de imagem.

Look 2: Chado Ralph Rucci

Roupas das passarelas para plus size

O principal truque que a mulher plus size precisa saber para montar o look é usar roupas com elementos que alonguem a silhueta. O zíper frontal e a sobreposição - que cobre as gordurinhas, como o do vestido da grife Chado Ralph Rucci - são alguns desses elementos. Para Juliana Burlamaqui, o sapato é outro ponto positivo do look. “O sapato com acrílico transparente, além de ser tendência, deixa a pele à mostra e, por isso, alonga as pernas”, diz. “Para arrasar com esse look, a dica é aumentar a barra do vestido, deixando-a na altura dos joelhos”, completa.

Look 3: Jonathan Saunders

Roupas das passarelas para plus size

O look de Jonathan Saunders é lindo, mas exige cuidados. “O cinto e o decote V são ótimas opções para a silhueta plus size. Contudo, o desenho em relevo na parte inferior do vestido, que fica na altura do quadril e culote, chama a atenção para a região e aumenta visualmente as medidas. O ideal é que o detalhe fosse transferido para a parte superior”, avalia Juliana. A tira da sandália que é amarrada no tornozelo e a saia de couro também precisam ser eliminadas para não comprometer o sucesso do look. Mas o restante está perfeito.

Look 4: Giorgio Armani

Roupas das passarelas para plus size

O visual do desfile de Giorgio Armani exige pouca adaptação para ser usado por uma mulher plus size. “A única recomendação é que o casaqueto fique aberto para criar, novamente, a sobreposição e afinar a silhueta. Por baixo, dá para usar uma regata preta ‘sequinha’ de seda ou de malha fria”, diz Juliana.

Look 5: Alexis Mabille

Roupas das passarelas para plus size

Se a cor do macacão apresentado no desfile de Alexis Mabille em Paris fosse invertida, detalhe bege e roupa preta, o look estaria pronto para sair da passarela direto para o guarda-roupa de quem está acima do peso. “O preto diminui visualmente o volume do corpo”, diz Juliana. E o detalhe, nesse caso, funciona como uma ampliação do decote V. “O ideal é que a blusa seja mais comprida para não evidenciar a barriguinha e os quadris”, ressalta a consultora de imagem.

Look 6: Nicole Miller

Roupas das passarelas para plus size

Independentemente da silhueta, quem aposta no preto quase nunca erra. “A cor escura e o corte reto do paletó de Nicole Miller diminuem o volume da região do abdômen”, afirma Juliana Burlamaqui. “O colar comprido chama a atenção para o torso e alonga o corpo”, diz. Para compor um look perfeito, “deixe o botão do paletó - que precisa ser dois dedos mais longo para cobrir o quadril - aberto para criar sobreposição”, sugere a consultora.

Look 7: Burberry

Roupas das passarelas para plus size

O trench coat da Burberry sai direto da passarela para a lista de opções da mulher plus size. A modelagem, a cor e o decote valorizam a silhueta de quem está um pouco acima do peso. E ainda é possível usar outro truque para acertar no visual. “Uma meia e uma ankle boot da mesma cor e salto alto também podem alongar”, recomenda Juliana.

Look 8: Gucci

Roupas das passarelas para plus size

Perfeito é a palavra que define o look da Gucci. O tecido sem brilho não destaca as formas volumosas do corpo.  “A única recomendação para esse vestido é que a mulher use um acessório para arrematar o visual. O ideal seria um colar comprido que termine logo acima do final do decote para chamar atenção para o colo e rosto”, sugere Juliana Burlamaqui.

Look 9: Elie Saab

Roupas das passarelas para plus size

A transparência, usada amplamente nesse vestido de Elie Saab, é um problema para a mulher gordinha. Mas existe uma forma inteligente de driblá-la. “Usando um forro de uma cor que seja escura e que contraste com a renda, você camufla a transparência e evidencia o detalhe da renda”, aconselha Juliana. Se não quiser abrir mão do detalhe original, aposte em adaptações. “O ideal é deixar poucas regiões à mostra, apenas o colo e parte das costas, por exemplo”, diz.

Look 10: Antonio Berardi 

Roupas das passarelas para plus size

Mesmo sendo ajustado ao corpo, o vestido de Antonio Berardi valoriza a silhueta plus size. “É que, ao contrário do que se imagina, a modelagem ampla reforça a sensação visual de sobrepeso”, afirma Juliana. Mas o detalhe mais notável do look é o decote V. “Esse decote valoriza o colo e deixa a silhueta mais longilínea”, diz a consultora de imagem. Para valorizar ainda mais o visual, o vestido poderia ser um pouco mais longo. “O ideal é que seja logo acima do joelho”, aconselha.

Crédito das fotos: Marcio Madeira.

Mix de pulseiras e maxicolares são tendência da passarela para mulher 'real'

As 5 bolsas de passarela que serão destaque nesta temporada