Redação Publicado em 23/04/2009, às 12h25 - Atualizado em 28/04/2009, às 21h39
O famoso escritor aliou a arte da escrita com a moda a fim de ajudar pessoas carentes de uma favela na zona sul do Rio de Janeiro. Ele acaba de lançar uma linha exclusiva de camisetas com a grife espanhola Mango, que tem a atriz Penélope Cruz como garota-propaganda. Parte da renda de cada peça vendida será revertida para o Instituto Paulo Coelho no Rio de Janeiro, instituição sem fins lucrativos cujo financiamento provém exclusivamente dos direitos autorais do escritor e que começou os trabalhos em 1996.
A partir deste mês, 40 mil camisetas estarão à venda em 450 lojas de 68 países, inclusive no Brasil. As peças estarão estampadas com seis frases criadas pelo escritor e que transmitem uma mensagem positiva sobre diversos valores humanos, tais como "Nunca abandone seus sonhos; siga os sinais", "O amor nos dá a força para realizarmos tarefas impossíveis" e "O caminho para a sabedoria é não ter medo de cometer erros".
No lançamento, realizado essa semana em Madri, o escritor afirmou que seu objetivo era "fazer alguma coisa pela humanidade". "Eu sabia que era impossível mudar meu país, o Brasil. Era impossível mudar meu Estado, era impossível mudar meu bairro, mas poderia mudar minha rua, no fim da qual há uma favela", disse o autor.