CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Nutricionista dá dicas de papinhas para o bebê

A partir dos seis meses, novos alimentos começam a fazer parte do cardápio do bebê. Mas cuidado com o sal e o óleo no preparo! Veja as dicas de uma nutricionista e confira quatro receitas de sopas para diferentes fases da criança

Redação Publicado em 11/06/2013, às 15h52 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papinhas gostosas e saudáveis entram no cardápio dos bebês quando eles completam seis meses - Shutterstock
Papinhas gostosas e saudáveis entram no cardápio dos bebês quando eles completam seis meses - Shutterstock

Depois do leite materno – ou da fórmula – o primeiro gostinho que a maioria das crianças sente é o da laranja-lima. “Hoje em dia se orienta dar cada vez menos o suco e mais a fruta mesmo”, ressalta Maria Emilia Suplicy, nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Além da laranja, outras frutas como banana, pera, mamão e maçã entram no cardápio dos pequenos aos seis meses. Pouco a pouco, novos alimentos começam a fazer parte da rotina dos bebês. Deles e das mães! Maria Emilia dá algumas dicas e receitas gostosas e nutritivas para ajudar as mamães nessa nova fase.

“O almoço começa por volta de sete meses”, diz a nutricionista. “O ideal é oferecer um alimento novo de cada vez para observação de possíveis reações alérgicas ou alteração no funcionamento do intestino”, explica. Cenoura, batata, batata-salsa, chuchu e abobrinha, por exemplo, devem ser oferecidos sempre amassados. “Jamais peneire ou liquidifique porque isso danifica as fibras”, alerta Maria Emilia. Use caldo de carne caseiro e coloque a carne desfiada, bem cozida, já na segunda semana. Uma sugestão para ter menos trabalho é usar os mesmos ingredientes das refeições dos adultos.

Folhosos, como couve e espinafre, devem entrar na dieta aos 7 meses e meio, mesma época em que a criança passa a jantar. “Variar os legumes todos os dias é importante para ter todas as fontes de vitaminas e minerais”, diz a nutricionista. Os grãos aparecem com cerca de 8 meses no ‘menu’ dos pequenos. Feijão, lentilha, ervilha passam a integrar a papinha.

Conforme a mastigação, a deglutição e a dentição da criança vão se desenvolvendo, a mãe pode começar a deixar alguns pedacinhos na sopa. A dica é, no início, cozinhar muito bem os alimentos e amassá-los. Mas com o passar dos dias, cozinhe menos e vá deixando cada vez mais pedaços. Aos dez meses, o pequeno já pode comer o mesmo cardápio da família com pequenas adaptações na consistência.

Maria Emilia sugere quatro sopinhas e avisa que, com relação ao cozimento, quando os ingredientes ainda devem ser bem amassados, é preciso colocar os mais duros e demorados primeiro. “Mas depois de evoluída a dieta, eles podem ser cozidos todos juntos”. Até o sétimo mês, pelo menos uma vez por semana, é interessante adicionar ainda algum cereal, como macarrão (aletria, conchinha, letrinha, argolinha), arroz (bem cozido) ou mucilon. A partir dessa idade, acrescente cereais sempre que quiser. Outro ponto importante é utilizar pouco ou nenhum sal e cozinhar tudo sem óleo. “Acrescente ao prato pronto uma colher de chá de óleo, porque assim ele não passa por aquecimento e não se transforma em gordura trans, maléfica para o organismo”, diz.

Sopa inicial:
15 g de AZEITE DE OLIVA
40 g de CEBOLA
130 g de BATATA-SALSA
70 g de CENOURA
50 g de CHUCHU
135 g de CALDO DE CARNE
½ COLHER DE CHÁ DE SAL
(15 g de CEREAIS)
RENDIMENTO: 400 g

Sopa com grãos:
15 g de AZEITE DE OLIVA
30 g de CEBOLA
150 g de BATATA-SALSA
30 g de ERVILHA FRESCA
50 g de CENOURA
15 g de ESPINAFRE
150 g de CALDO DE CARNE COM CARNE DESFIADA
¼ COLHER DE CHÁ DE SAL
(15 g de CEREAIS)
RENDIMENTO: 335 g

Sopa Amarelinha:
15 g de AZEITE DE OLIVA
40 g de CEBOLA
100 g de ABÓBORA
80 g de CENOURA
80 g de BATATA-SALSA
200 g de CALDO DE CARNE
½ COLHER DE CHÁ DE SAL
(15 g de CEREAIS)

Sopa com folhas:
15 g de AZEITE DE OLIVA
40 g de CEBOLA
100 g de CENOURA
100 g de BATATA
20 g de ESPINAFRE
200 g de CALDO DE CARNE COM CARNE DESFIADA
½ COLHER DE CHÁ DE SAL
(15 g de CEREAIS)