CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Bons hábitos alimentares das crianças dependem dos pais

Nutricionista dá dicas para substituir alimentos não saudáveis pelos nutritivos e fala da importância do consumo de vitaminas, proteínas e minerais para o desenvolvimento da criança. Mas para dar certo, os pais têm que se envolver

Redação Publicado em 11/02/2013, às 12h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutricionista dá dicas para incluir alimentos saudáveis no cardápio do seu filho! - Shutterstock
Nutricionista dá dicas para incluir alimentos saudáveis no cardápio do seu filho! - Shutterstock

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin vetou em janeiro deste ano o projeto de lei que restringia a publicidade de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar e gorduras para crianças. Mesmo adiada, a proposta levanta uma questão importante: como selecionar o que entra e sai do cardápio dos pequenos, além de substituir os apetitosos alimentos gordurosos dos comerciais na TV pelos mais saudáveis?

Gabriela Marcelino, nutricionista, diz que primeiramente é preciso adequar a alimentação à idade da criança. “Devemos adaptar a pirâmide alimentar infantil à idade. O peso atual, tipo de atividades praticadas e demais critérios individuais também são analisados”, diz.

Como regrar a alimentação?

Os pais devem escolher cuidadosamente a alimentação dos pequenos a partir dos 6 meses de idade. “Para os bebês, é recomendado o aleitamento materno exclusivo. Após o primeiro semestre de vida, os pais devem escolher o cardápio do filho. Se a criança tiver contato com frutas e vegetais desde cedo, será muito mais fácil a aceitação desses alimentos”, diz a nutricionista.

Como trocar os alimentos?

Não há criança que dispense as famosas guloseimas, mas é preciso negociar com ela um dia específico para incluí-las no cardápio. “Com o passar dos anos, o hábito alimentar estará formado e será muito mais fácil determinar os dias em que seu filho poderá comer os alimentos sem teor nutritivo. Eliminá-los totalmente é uma tarefa difícil!”, afirma a nutricionista. Para trazer mais saúde à rotina do seu pequeno, basta substituir a alimentação. A nutricionista dá algumas dicas, confira o quadro de substituições.

Grelhar os alimentos em vez de fritá-los também é maneira eficiente de trazer mais saúde ao prato. “Uma boa dica é comprar um grill e uma centrífuga para auxiliar na hora do preparo dos lanches”, afirma Gabriela.

Alimentos indispensáveis

Vegetais, proteínas e leguminosas são essenciais para o desenvolvimento infantil. Incluí-los no cardápio é uma forma de prevenir doenças e assegurar saúde. “Os vegetais são fonte de vitaminas para os pequenos. Os minerais são primordiais para o bom funcionamento das reações fisiológicas do corpo, além disso, oferecem carboidratos e fibras de qualidade”, diz Gabriela.

As proteínas são responsáveis pela formação de órgãos e tecidos. “Prefira sempre as versões magras, grelhadas, assadas e cozidas de aves, carnes, pescados. Lembre-se que o ovo, leite e derivados também precisam entrar no prato!”, diz a nutricionista.

Já as leguminosas são fonte de energia. E falando em energia, não se esqueça de dosar o consumo dos carboidratos. “Eles também geram energia, mas não devemos exagerar. E, se possível, troque os refinados pelas versões integrais”, diz Gabriela.

Hidratar os pequenos também é essencial. “Para a hidratação, o ideal é oferecer líquidos frescos, aos poucos, ao longo de todas as brincadeiras. Água e sucos de frutas são as melhores opções”, afirma a nutricionista.

O importante é deixar que o pequeno coma de tudo um pouco! Procure um nutricionista de sua confiança para que ele oriente quais alimentos devem ser inseridos ou excluídos do cardápio do seu filho.

Da Redação