CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Decoração / Anuário

Um escritório em meio à vegetação

Não é de hoje que muita gente vem tentando deixar seu cotidiano mais próximo ao meio ambiente. Pensando em alcançar mais qualidade de vida, nós sempre damos um jeito de criar espaços verdes dentro de casa

Redação Publicado em 01/09/2011, às 08h01 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Todo o mobiliário de um escritório comum foi tomado por plantas, já que está do lado de fora - Divulgação
Todo o mobiliário de um escritório comum foi tomado por plantas, já que está do lado de fora - Divulgação

Não é de hoje que muita gente vem tentando deixar seu cotidiano mais próximo ao meio ambiente. Pensando em alcançar mais qualidade de vida, nós sempre damos um jeito de criar espaços verdes dentro de casa e até do lugar onde trabalhamos, mesmo que isso signifique apenas colocar um vasinho de flores sobre a mesa.

Contrariando essa lógica, o estúdio de design Tree Birds Workshop fez exatamente o oposto: colocou para o lado de fora móveis e objetos de escritório – como mesas, cadeiras, estantes, impressoras, a céu aberto, para que eles se misturassem às plantas.

O resultado dessa iniciativa é a instalação Natural Systems Domination (ou, em português, Sistemas Naturais de Dominação), que está na cidade de Denver, capital do estado do Colorado, nos Estados Unidos.

Com a obra, os designers pretendem atrair a atenção das pessoas para refletirem sobre a relação que mantêm com seus respectivos locais de trabalho. A pergunta que se faz é a seguinte: como a vida do lado de fora se desenvolve enquanto estamos voltados para as atividades dos nossos empregos?

O Natural Systems Domination é apenas um exemplo da filosofia de trabalho do Tree Birs Workshop. Para a equipe, uma das principais características de seus trabalhos é a capacidade de resistir a julgamentos imediatos e rejeitar um mundo sempre dividido em dois: o bem e o mal, o certo e o errado, o tradicional e o moderno. “É esta capacidade de usar os nossos sentidos, sem preconceitos, que abre nossas vidas a experiência direta. É ela que nos permite descobrir a "coisa real", aquilo que está escondido em um mundo cheio de símbolos e informações”, explicam os designers.

Essa ação fez eu me lembrar do enorme poder de dominação da natureza. Afinal de contas, tenho certeza que é exatamente isso que aconteceria se todos nós, seres humanos, abandonássemos a face da Terra. Ficou curioso para saber como é esse escritório em meio à vegetação? Então clique nas diversas imagens que eu postei aqui na galeria de fotos da coluna. E para ficar sempre por dentro de mais curiosidades do design, e também saber o que acontece no mundo das artes, da arquitetura e decoração, acesse meu blog: monicabarbosa.com.br.