CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

A artista plástica Tomie Ohtake completa 100 anos. Conheça suas principais obras

A consagrada artista Tomie Ohtake celebra seu centésimo aniversário e conta como a paixão a impulsiona a continuar produzindo

Raquel Brandão Publicado em 21/11/2013, às 15h33 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tomie Ohtake - Marcos Ribas/Foto Rio News
Tomie Ohtake - Marcos Ribas/Foto Rio News

Há cem anos, no dia 21 de novembro de 1913, nascia no Japão a “dama das artes plásticas brasileira”, Tomie Ohtake. Vinda para o Brasil em 1936, Tomie, surpreendentemente, só se envolveria com a arte aos 40 anos de idade, quando começou a pintar. Ela, que virou artista somente depois de ter criado os filhos, tem na família a alegria para esta longa trajetória. “Gosto de almoçar com a família aos domingos e encontrar os amigos”, contou ao Anuário Caras Decoração.

Veja como foi feita a capa de CARAS decoração

Arquiteto da Dolce & Gabbana dá dicas para decorar com personalidade

Apesar do início tardio, a artista construiu uma carreira consagrada nos últimos sessenta anos. Mesmo que seja pequena e delicada, o trabalho de Tomie mostra que ela não é frágil. Suas obras são grandiosas, porém visualmente leves. Na capital paulista, em plena Avenida 23 de Maio, as ondas criadas por ela representam os 80 anos da imigração japonesa. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, ela também marca presença, como na obra Estrela do Mar, da Lagoa Rodrigo de Freitas, e na grande escultura na Pampulha, formada por duas asas que brotam do chão. Tomie se tornou uma artista plástica popular, algo raro no país.

E aos cem anos, Tomie não pensa em parar de produzir. “Sinto-me muito bem, pois posso trabalhar todos dias da semana. Pinto todos os dias, penso e projeto esculturas e obras públicas”, afirma a artista, que mandou instalar uma cama de solteiro em seu ateliê, em sua casa, para que possa acordar vendo suas obras.

Atemporal, seu trabalho é difícil de classificar. A capacidade de renovação de Tomie está expressa nas diferentes fases de sua pintura e nas suas composições de gravura e escultura. Apesar de consagrada, a artista continua crítica a respeito de suas criações. “A gente sempre tem dúvidas se o que está sendo feito mostra um bom caminho, avançado, criativo e não repetitivo; isso tudo eu sentia 60 anos atrás, no início da minha trajetória, e continuo a sentir agora.”

Conheça linha de acessórios para banheiro dos arquitetos italianos Ludovica e Palomba

Tomie Ohtake foi eleita o ícone da edição 2013 do Anuário Caras Decoração, que já está nas bancas. Confira algumas de suas obras!