CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Decoração / Anuário

A primavera do badalado paisagista Alex Hanazaki

Redação Publicado em 13/10/2011, às 08h01 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A primavera do paisagista Alex Hanazaki - Divulgação
A primavera do paisagista Alex Hanazaki - Divulgação

A primavera começou há algumas semanas e esta é a hora de conhecer o que a estação das flores pode nos oferecer quando se fala em mudar a aparência dos jardins. Para saber mais sobre o assunto, fui rever meu amigo, o grande arquiteto e paisagista Alex Hanazaki.

Conversamos um bom tempo sobre as viagens que ele tem feito em busca de novidades para os jardins que produz, e aproveitei para perguntar se há alguma tendência quando se fala em paisagismo. Alex me disse que, quando se trabalha com elementos vivos como as plantas, não dá para dizer que existe uma moda.

“Eu acho até meio injusto dizer que a samambaia ficou piegas, fora de moda na década de 80 e agora retomou com tudo. Coitada da planta, o que ela tem a ver com isso?”, brincou. “Eu não gosto de crer que exista tendência no paisagismo. Até porque, como elemento artístico, ele é muito individual”.
Alex me revelou que há, sim, um maior ou menor uso de determinados materiais com o passar dos anos. Agora, por exemplo, está na moda usar pedras vulcânicas da Indonésia, que têm um custo baixo e dão um efeito legal no revestimento de piscinas e fachadas.

Já quando se fala em paisagismo para o interior da casa, Alex disse que, por haver poucas opções de espécies de plantas que resistem à baixa luminosidade, pode ser que haja algumas que estejam em maior ou menor uso. Ele indicou a pata de elefante, o pacova, o ciclantus e a aiuca por terem uma maior durabilidade e darem um efeito contemporâneo à decoração.

Como sei que Hanazaki é apaixonado por vasos, quis saber se ele tem alguma dica de como usar este objeto de forma harmônica no paisagismo. Alex respondeu que muitas vezes usa os vasos como elemento principal, deixando a planta em segundo plano, mas alertou que isso deve ser feito somente se for um vaso sofisticado. “É muito importante ficar atento às proporções. Não necessariamente tem que ser vaso grande com planta grande. Pode-se brincar, mas isso tem que ser muito bem pensado”, completou o paisagista.

No final de nossa conversa, perguntei sobre as novidades no mobiliário para jardim e ele me indicou os novos materiais em fibra sintética e em poliuretano, que dão um ar sofisticado ao ambiente. Ele, porém, aconselhou ficar atento às misturas de materiais e combinações de cores diferentes. “Evite, a não ser que você saiba fazer muito bem”, alertou Alex.

Na galeria de fotos você pode ver algumas imagens de trabalhos belíssimos feitos por Alex Hanazaki. Vale a pena conferir. Outras dicas de arquitetura e decoração você pode encontrar em meu blog monicabarbosa.com.br.