CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Os destaques de Milão By Mônica Barbosa

As cozinhas chamam a atenção no Salão Internacional do Móvel de Milão

Guilherme Ravache Publicado em 22/04/2012, às 12h31 - Atualizado em 08/10/2012, às 18h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mônica Barbosa - Martin Gurfein
Mônica Barbosa - Martin Gurfein

Entre as novidades da edição 2012 do Salão Internacional do Móvel de Milão, Mônica Barbosa, apresentadora do Living Design e colunista da CARAS Online, destaca as cozinhas como os espaços mais inovadores. E nessa temporada as novidades vão desafiar o gosto do brasileiro, que de maneira geral é conservador. "A cozinha está abrindo mão dos excessos para ser cada vez mais funcional", diz Mônica. "É quase um visual industrial, com muitas peças de metal, sem armários, nada fechado. O contrário do que estamos habituados no Brasil".

No caso das cozinhas nacionais, os armários com porta ainda são a norma. "Mas em Milão se percebe que à medida que os eletrodomésticos e utensílios ganham design cada vez mais arrojados, eles viraram parte da decoração. Não faz sentido mantê-los em um armário, portanto os armários estão sumindo ou ficando sem portas. Tudo está mais visível e amplo". Até o chão ficou mais aparente com o crescente uso de grandes rodas em bancadas. Além de serem mais fáceis de limpar, essas peças móveis criam "ilhas de trabalho" e permitem organizar a cozinha de diversas maneiras conforme a ocasião.

Por outro lado, como contraponto a essa industrialização, Mônica observa que as áreas verdes deixaram os jardim e entraram na cozinha. "Pode ser um vaso ou um pequeno jardim na janela, o importante é ter vida. Até as hortas do tempo da vovó estão agora  na cozinha, principalmente com temperos". Uma novidade que retorna em nova leitura são as pedras rústicas nas pias. "A cozinha volta ao passado para resgatar elementos orgânicos como a pedra e a madeira. Aliar a tecnologia dos equipamentos modernos a este ambiente mais rústico será um desafio interessante", finaliza.