CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Os destaques de Milão By Jóia Bergamo

Na maior feira do gênero no mundo, o Salão Internacional do Móvel de Milão, Jóia Bergamo conta suas impressões sobre a 52ª edição do evento

Redação Publicado em 21/04/2012, às 11h48 - Atualizado em 08/10/2012, às 18h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jóia Bergamo no Salão Internacional do Móvel de Milão - Martin Gurfein
Jóia Bergamo no Salão Internacional do Móvel de Milão - Martin Gurfein

Ao entrar na casa da Fendi, no Salão Internacional do Móvel de Milão, a arquiteta Jóia Bergamo para, saca o telefone, e liga para a sua equipe no Brasil. Logo, começa a descrever o lustre que imagina como um dos destaques do espaço que está projetando para a próxima Casa Cor, em São Paulo. "O lustre de uma sala de jantar é como uma joia para a mulher. Um objeto precioso que destaca, dá charme, brilho e ilumina. Os lustres são uma das minhas marcas", diz Jóia. E desde sua chegada ao salão, ela observou as peças de iluminação de teto ganhando novos lugares na decoração. "Os lustres estão saindo de cima da mesa de jantar e ganhando novos espaços, como em cima de mesas laterais no living. Isso cria um efeito fantástico, dá uma nova vida ao ambiente", afirma. Segundo Jóia, na Casa Cor, o espaço dela terá uma mesa lateral com um lustre em cima.

Ainda no living, Jóia observou em Milão o surgimento de uma moda na qual as mesas de centro são bastante baixas, com duas peças de alturas diferentes e complementadas por pufes que saem da parte de baixo da mesa, como se fossem um conjunto. "Isso cria uma imagem muito interessante no ambiente, com peças diferentes visualmente, mas com formas complementares. Além de multifuncionais, dão um ar sofisticado", diz. Ainda na sala, os acabamentos de couro vem fortes nessa temporada. "De maneira geral está acontecendo uma releitura do passado. As formas orgânicas, de linhas arredondadas, estão voltando. As cores estão presentes, mas o bege e suas variações voltaram, a exemplo do cinza. E o couro veio com força como revestimento, agora em versão mais moderna em trabalhos mais delicados, como tranças finas e tiras estreitas. Isso permite criar combinações incríveis". As variações de couro como o croco, o lezard e a camurça serão um must have em almofadas, sofás e até tapetes, ela adianta.

Já na parte das cozinhas, a arquiteta se disse surpresa com as novas coifas. "Vi um cooktop  com a exaustão indo para o chão, correndo pela lateral da peça", conta. Outro objeto que Jóia aponta como novidade são as coifas embutidas, com a entrada de ar no nível do teto. "Essas inovações tiram todo o volume que normalmente existe na cozinha com  a tradicional peça metálica. Assim, é possível ter um visual mas clean e leve", conclui.