Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Peças compradas em viagens podem compor uma decoração harmoniosa. Saiba como

Todos os objetos comprados durante viagens podem fazer parte da decoração. Mas, para que o ambiente tenha harmonia, é preciso pensar estrategicamente na cor dos móveis e da parede. Confira!

Ana Carolina Gabriel Publicado em 01/07/2013, às 17h54 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Nesse projeto da Jóia Bergamo, elementos orientais foram ressaltados no ambiente - Divulgação
Nesse projeto da Jóia Bergamo, elementos orientais foram ressaltados no ambiente - Divulgação

Quem ama viajar sempre leva para casa uma lembrancinha dos lugares por onde passa. E quando os objetos são inseridos à decoração, a casa ganha um ar cosmopolita. Mas, para o ambiente não ficar com peças aglomeradas, é preciso buscar harmonia e personalidade, é claro. “Os acessórios têm que dizer algo sobre o proprietário. O ideal é que o projeto transmita a admiração por tendências de decoração de outras nacionalidades, por exemplo”, diz Jóia Bergamo, arquiteta.

A decoração da casa de um colecionador precisa ser planejada estrategicamente

Estantes e prateleiras ganham novas funções na decoração

Independentemente da disposição das peças, a decoração tem que transmitir conforto e bem-estar. “Embora represente um mix de culturas, o espaço tem que proporcionar conforto aos proprietários da casa”, afirma a arquiteta. E para isso, precisa estar organizado e harmonioso. A dica, portanto, é usar tons neutros nos móveis e nas paredes. Assim, não há poluição visual. “O resultado será um local íntimo, aconchegante e acolhedor, que tem o charme e a harmonia mesmo sendo temático”, comenta Jóia.

Para Jóia Bergamo, “a união de culturas na decoração é tendência”. E para quem deseja aderir, aqui vai uma dica: “saiba utilizar objetos, cores e texturas que pertencem a outra cultura para ter uma decoração cosmopolita”, diz.

Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração