Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

A decoração retrô pode transformar a cozinha em um ambiente aconchegante. Saiba como!

O retrô é tendência na decoração de ambientes. Para voltar no tempo, a dica é usar acessórios e objetos coloridos, papeis de parede e eletrodomésticos funcionais. Confira!

Ana Carolina Gabriel Publicado em 14/06/2013, às 18h52 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Os móveis de madeira escura ou clara para cozinhas deixam a decoração com olhar vintage e ao mesmo tempo elegante - Foto-montagem
Os móveis de madeira escura ou clara para cozinhas deixam a decoração com olhar vintage e ao mesmo tempo elegante - Foto-montagem

Na moda, o estilo retrô voltou com tudo. E na decoração não é diferente! E se antigamente a cozinha era o lugar mais importante do lar, optar pela decoração que remete ao passado neste cômodo é uma das maneiras de deixar o espaço aconchegante, confortável, minimalista e agradável para cozinhar. “O retrô é uma combinação de estilos variados, principalmente com itens das décadas de 1940 e 50. Além de dar um toque charmoso à casa, traz um ar nostálgico e romântico à decoração”, comenta Denise Monteiro, arquiteta.

Saiba como ter uma cozinha gourmet gastando pouco

Para voltar ao tempo, vale investir nos tons pastel. Eles são democráticos e responsáveis por proporcionar a sensação de conforto à área gourmet, já que permite misturar cores, estampas e peças de época. “O mix de flores do campo e mobiliários em tons pastel são particularidades do estilo retrô. Combine as cores das flores com o seu ambiente. Use papéis de parede com pequenas estampas florais para dar o toque romântico ao ambiente”, diz Denise.

Decoração preta na cozinha pode ser eficiente e aconchegante. Veja dicas

Os acessórios também são grandes aliados na decoração retrô. Escolha acessórios coloridos, garimpe puxadores antigos, lustres e abuse das flores. “Invista em toalhas e guardanapos de panos, xícaras e bules de porcelana decorada, pratos estampados com pequenas flores. Pisos de época, panos de prato com inspiração antiga, bibelôs, por exemplo, também devem ser usados”, sugere a arquiteta.

Arranjos com flores trazem elegância à decoração da sala. Inspire-se!

Outras opções certeiras para quem quer repaginar o ambiente são os revestimentos e armários diferenciados . “Escolha azulejos branquinhos que remetem ao retrô. Em vez de armários fechados, que podem pesar um pouco no visual - principalmente nos cômodos menores -, alterne peças com portas e prateleiras abertas. Além de oferecer mais espaço de armazenamento, as prateleiras ainda transformam louças, copos e tábuas de madeira em objetos decorativos”.

Truques para decorar pequenos ambientes

Mas a dica mais importante é planejar. Escolha estrategicamente a posição dos eletrodomésticos e utensílios para que sua cozinha seja funcional. “Em um lado da parede, coloque prateleiras e pequenas mesas para a organização. Além de trazer praticidade, não atrapalha a circulação dentro do espaço gourmet”, comenta a arquiteta.