Casa Cor 2014: veja cinco tendências (e aprenda a usar) de decoração da mostra

É possível decorar o teto, como fez o Studio Costa Marques em seu ambiente na Casa Cor 2014
É possível decorar o teto, como fez o Studio Costa Marques em seu ambiente na Casa Cor 2014 Rafael Renzo


Os ambientes da Casa Cor 2014 apontaram horta vertical, quadros encostados na parede e fotografias como tendências de decoração. A seguir, veja dicas para aderir às novidades da mostra

A edição de 2014 da Casa Cor terminou, mas os ambientes de Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Jóia Bergamo e mais arquitetos mostraram ideias de decoração atemporais, que podem fazer parte de um espaço clean, clássico ou moderno. Veja cinco dicas e uma galeria com ambientes para se inspirar.

Como montar uma horta vertical

Mais Notícias

No ambiente de Sig Bergamin na Casa Cor 2014, o paisagista Gilberto Elkis criou uma horta vertical e, em entrevista à CARAS Digital, ensinou como cultivá-la e fazer a manutenção do espaço, que tem que ficar próximo à áreas gourmet da casa. “Alecrim, manjericão, sálvia e salsinha são as opções indicadas para manter em uma horta vertical. As hortaliças, em geral, têm que ficar expostas à luz do sol cerca de quatro horas por dia e precisam ser regadas diariamente (em dias quentes até duas vezes por dia)”, recomenda.

+ Aprenda em 6 passos a montar a sua horta orgânica em casa

Aprenda a usar fotografia para decorar

Os ambientes de Jóia Bergamo, Léo Shehtman e Letícia Ruivo na Casa Cor 2014 mostraram que é possível inovar ao decorar com fotografias, que podem ser misturadas com obras de arte ou serem protagonistas do projeto. “Para decorar com fotos, é preciso escolher um segmento e colocar apenas imagens temáticas ou somente momentos da família, por exemplo. Nunca misture gravuras com temas diferentes e nem cores diferentes. Todas as fotos têm que ser coloridas ou preto e branco”, sugere Jóia.

Quadro encostado (e não pregado) na parede é tendência

A dupla Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama, Brunete Fraccaroli e mais arquitetos encostaram (e não pregaram, como é tradicional) quadros na paredes de seus espaços decoradas para a mostra. Pintura ou fotografia, molduras grandes ou pequenas podem ser usadas por quem quer aderir à tendência, desde que o desenho esteja em harmonia com o restante da decoração.

+ Casa Cor 2014: usar quadro encostado na parede é tendência. Inspire-se

Flores precisam combinar com a decoração

Segundo a arquiteta Letícia Ruivo, a escolha de uma flor ou planta para a decoração não pode ser aleatória, somente a partir da espécie. “É legal escolher a espécie preferida e combinar a cor dela com a de um dos itens de decoração do espaço. Mas, neste caso, é melhor que a planta seja artificial. As espécies resistentes, que podem ser cultivadas em casa ou apartamento, podem não combinar com a decoração”, indica.

+ Saiba quais espécies de flores e plantas vivem melhor dentro de casa

É possível decorar o teto

O Studio Costa Marques usou papel de parede no teto de um de seus ambientes na Casa Cor 2014. Em casa, também é possível aderir à técnica, basta revestir o teto com uma das texturas, estampas ou cores usadas nas paredes do restante do espaço, como fez o arquiteto Rodrigo Costa na mostra de decoração. A ideia é criar sensação de continuidade, para que o teto não pareça menor do que realmente é.

por CARAS Digital
Atualizado segunda 21 julho, 2014 (250681) | 26/04/2019 05:13:36

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Galãs celebram a moda de Ricardo Almeida
  2. CARAS Experience: D&D reúne arquitetos em passeio de lancha
  3. D&D premia arquitetos em São Paulo
  4. Fabrizio Fasano tira suspiros no 'Bate Bola na Cozinha'

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Anitta aposta em look diferentão para premiação em Las Vegas
  2. 2 Wesley Safadão surge todo tatuado e é confundido com Kevinho
  3. 3 Mara Maravilha relembra foto de 30 anos atrás e surpreende
  4. 4 Isis Valverde aposta em look bem menininha e recebe elogios
  5. 5 Fátima Bernardes corta Bonner de foto na bancada do 'JN'
  6. 6 Luan Santana mostra seu carro de R$ 1 milhão
  7. 7 Débora Nascimento surge nua em clique feito na gestação
  8. 8 Lívia Andrade esbanja sensualidade com vestido de couro
  9. 9 Danilo Gentili é bloqueado do Facebook por crime de racismo
  10. 10 Munhoz e Mariano espantam fãs com semelhança entre eles