Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba como ter uma cozinha gourmet gastando pouco

Arquitetas e uma decoradora dão dicas para você transformar sua cozinha em um ambiente gourmet

Redação Publicado em 27/02/2013, às 18h59 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Saiba como ter uma cozinha gourmet em casa - Shutterstock
Saiba como ter uma cozinha gourmet em casa - Shutterstock

Ter uma cozinha gourmet não é difícil. Com pouca – ou nenhuma – reforma, é possível planejar um ambiente que ofereça praticidade e conforto para realizar as tarefas diárias. Comece a mudança adaptando os móveis e incluindo novos acessórios. “É essencial ter móveis práticos, como uma bancada. Para transformá-la em um espaço gourmet, fique atento na combinação dos móveis e das novas peças”, diz Caroline Gabriades, arquiteta.

Acessibilidade
Os móveis não podem atrapalhar na circulação. Para isso, coloque-os de uma maneira que facilite a preparação dos pratos e o acesso da família à cozinha. “É preciso que tudo esteja fácil para a pessoa cozinhar tranquilamente. Lembrando que sempre devemos levar em conta o famoso triângulo: pia, geladeira e fogão”, afirma Teresa Simões, arquiteta.

Divida a cozinha em duas partes. “Ela tem que ficar como se fosse uma ilha. Para isso, avance uma bancada para o centro da cozinha ou coloque outro móvel que você já tenha para dividir o ambiente”, afirma Caroline.

Conforto 
Integrar a cozinha a outros cômodos da casa traz ainda mais conforto ao ambiente. “Vale aumentar o vão da porta da cozinha e colocar uma porta de correr”, diz Betina Barcellos, decoradora da In House Designers de interiores.

Não deixe de colocar uma bancada de mármore, pois é nela que você poderá cortar alimentos, fazer massas caseiras e manusear todos os aparelhos. Quanto maior ela for, melhor! “Utilizando mais as bancadas e centralizando a ilha onde o fogão está instalado são ótimas opções também”, diz Teresa.

Acessórios indispensáveis
Eletrodomésticos com várias funções, como grill e processador de alimentos, por exemplo,  são recomendados, já que são práticos e economizam espaço. “É indispensável em uma cozinha gourmet o cooktop, forno elétrico e adega. Estantes ou prateleiras com livros de culinária, que além de ficarem à mão para uso, completam perfeitamente a decoração”, afirma Betina.

Decoração
Para dar um ‘up’ a mais na decoração da cozinha, aplique papel de parede nos azulejos. Com variedades de cores, texturas e estilo, você pode personalizar o ambiente e trocar todas as vezes que desejar.

Pendurar colchas, panelas e outros materiais deixam a cozinha gourmet bastante charmosa. “Faça uma pintura na parede em um espaço determinado. Os pendentes para objetos deixam a decoração bem atual”, diz Betina.  A arquiteta Teresa recomenda ter também balança, medidores, tábuas, faqueiros e lixeira embutida.

Transforme sua cozinha em um ambiente prático, confortável e ótimo para unir toda a família na preparação de deliciosos pratos!

Da Redação