Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Decoração / Anuário

Como ser sustentável até na hora de dormir

Redação Publicado em 15/09/2011, às 08h33 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Roupas de cama feitas com material reciclado são a prova de que podemos ser mais sustentáveis sempre - Divulgação
Roupas de cama feitas com material reciclado são a prova de que podemos ser mais sustentáveis sempre - Divulgação

Já faz tempo que sustentabilidade deixou de ser uma moda para ser uma obrigação que todos nós temos que cumprir. A boa notícia é que a grande maioria das empresas também se deu conta disso, e têm adotado práticas amigas do meio-ambiente tanto nos processos de fabricação quanto em seus produtos.

Hoje podemos encontrar uma enorme gama de itens fabricados com materiais ecologicamente corretos, inclusive muita coisa que nem havia nos passado pela cabeça, como roupas de cama.

Eu descobri recentemente que uma empresa brasileira de artigos de cama, mesa e banho – a Altenburg –, tem em seu catálogo a coleção Malha Eco, composta por edredons, colchas e lençóis produzidos em algodão e fios de PET, o famoso plástico das garrafas de refrigerante. Para confeccionar as peças são utilizadas 22 garrafas a cada edredom, 25 a cada jogo de lençóis e 25 em cada jogo de colcha. No total, já foram recicladas mais de dois milhões de garrafas.

Outro produto vendido pela empresa é o travesseiro Ecofriendly – para sua fabricação são retiradas do ambiente 15 garrafas plásticas. Além disso, seu tecido de revestimento não passa por processos de alvejamento ou estamparia, ou seja, não há presença de corantes ou tintas que podem poluir a água na etapa industrial.

Vale contar também que todas as embalagens dos produtos da Altenburg são recicláveis: papéis dos encartes, plásticos e materiais de PVC que envolvem os produtos e caixas de papelão para transporte. Os travesseiros e edredons são embalados a vácuo quando tem de ser transportados em grande quantidade; dessa forma, utilizam-se menos embalagens.

A Altenburg ainda mantém em seu site ( www.altenburg.com.br ) uma página com dicas de sustentabilidade. Vale a pena conferir! Na galeria de fotos da coluna, eu postei imagens dos jogos de cama da coleção Malha Eco, para que vocês fiquem morrendo de vontade de aderir à sustentabilidade também na hora de dormir. E fico na expectativa de que mais e mais empresas adotem medidas ecologicamente corretas.

E esse você quer saber mais sobre arte, arquitetura, decoração e design- inclusive pelo viés sustentável – não deixe de acessar meu blog: monicabarbosa.com.br. Te vejo por lá.