Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Brasileiros fazem tour pela área mais inovadora de Milão

Arquitetos e designers brasileiros fazem tour guiado por Ventura Lambrate, evento paralelo ao Salone Internazionale Del Mobile, que apresenta o que há de mais ousado para decoração

Redação Publicado em 12/04/2013, às 14h15 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Daniel Kostiuc e Alessandra Friedmann; Vânia Ceccotto, Esther Schattan e Jóia Bergamo - Martin Gurfein
Daniel Kostiuc e Alessandra Friedmann; Vânia Ceccotto, Esther Schattan e Jóia Bergamo - Martin Gurfein

Mesa sem pernas. Prateleiras de Zaha Hadid. Livros que parecem sustentar uma lâmpada quase por mágica no ar, e cadeiras com mais de dois metros de altura. Essas e outras novidades eram parte do panorama apresentado na Ventura Lambrate, evento paralelo ao Salone Internazionale Del Mobile, maior e mais importante feira de design para decoração do mundo, que acontece em Milão, na Itália.

Mas, enquanto o Salone foca nos lançamentos mais tradicionais, Lambrate traz o que há de mais criativo e inovador. E para conferir as novidades, na quinta-feira, 11, um grupo de brasileiros a convite do I/D, programa de relacionamento do D&D Shopping, participou do tour Lambrate: um novo olhar, parte da programação do D&D Design Dimension Milão 2013, e que apresentou as novidades da Ventura Lambrate.

"Aqui conseguimos ver onde o design de decoração nasce e para onde está indo", diz Patricia Rocha, arquiteta. "Milão reúne os maiores profissionais do design e da arquitetura, permite que você veja o que há de mais inovador no mundo todo e ainda tenha uma pausa no cotidiano, já que você viaja a Milão, e possa refletir sobre o seu próprio trabalho e aprimorá-lo", acrescenta.

Segundo a arquiteta Cristina Rocha Andrade, Lambrate oferece ainda a possibilidade de se observar o que sai do lugar-comum. "É interessante notar os novos usos para objetos tradicionais. Uma cadeira de plástico, por exemplo, pode se tornar uma cadeira de balanço. Essas peças, até por terem uma história, se tornam obras de arte", diz Cristina. Vânia Ceccotto, superintendente do D&D Shopping, comenta que "visitar Lambrate é pensar fora da casinha! Liberdade de expressão sem a preocupação com a massificação da produção, mas onde acontecem e surgem grandes ideias livres de conceitos".

O passeio por Lambrate terminou com um animado almoço do grupo no restaurante Amaro Creative Industries & Social Kaffee Club.