CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Arquiteta ensina como deixar o ambiente pronto para a primavera

A especialista ensina 4 dicas para deixar a casa com um toque da estação mais colorida do ano

Bruna Nastas Publicado em 20/09/2016, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como deixar o ambiente pronto para a primavera - Divulgação
Saiba como deixar o ambiente pronto para a primavera - Divulgação

A primavera começa essa semana e, para celebrar a chegada da estação mais colorida do ano, a arquiteta Ciça Ferracciú ensina como deixar o ambiente ensina como criar um ambiente harmonioso.

"As cores da primavera costumam ser vibrantes, mas sem a agressividade de cores mais intensas, como o vermelho. Usar tons de rosa, verde e amarelo, por exemplo, em itens como papel de parede e roupa de cama ajudam a deixar o ambiente com a cara da estação", explica.

Além da decoração, a especialits diz que é possível abusar das flores e plantas na decoração. "Há plantas que vão muito bem com locais internos, como a samambaia e a orquídea. Pode-se usar na decoração de salas e varandas, na elaboração de jardins suspensos ou, ainda, em ocasiões especiais", diz.

Confira abaixo 4 dicas da arquiteta:

1- Cores: É importante escolher cores que combinem com o ambiente em que serão aplicadas. "É preciso que as cores fiquem harmônicas entre si, então tenha cuidado ao escolhê-las". 

2- Marcenaria: "Por ter uma proposta colorida, a marcenaria de ambientes com uma decoração primaveril deve ser feita, majoritariamente, em cores claras e neutras, como o branco". Em caso de cores mais fortes, Ciça diz que o ideal é optar por móveis menores ou em detalhes de um móvel maior. "Dessa forma, o ambiente não fica over e você não enjoa com facilidade".

3- Plantas na decoração: Abusar das plantas na decoração sempre é recomendado! "Além de embelezar o espaço, elas ainda purificam o ar e deixam o ambiente aromatizado. Mas fique atento: nem todo tipo de vegetação deve ser usado em ambientes internos e há de se ter cuidado em que cômodo será colocada. Lembre-se que plantas precisam de manutenção e escolha as que mais se adequem ao seu tipo de vida. Priorize plantas mais resistentes e que se adequem ao ambiente em que serão colocadas quanto à iluminação, ventilação, umidade e etc".

4- Lençóis e fronhas: "Para usar temas florais na roupa de cama e em demais itens decorativos (como cortinas e almofadas), é importante levar em consideração os outros elementos do quarto como cor ou papel de parede. No caso de papeis estampados nas paredes, estude a combinação antes de optar por ela para que o ambiente não fique pesado", conclui.