Vania Toledo abre exposição ‘Tarja Preta’ em São Paulo: "Contra a caretice"

A fotógrafa produziu retratos inéditos com personalidades como Laerte, Walério Araújo, Assucena Assucena e Raquel Virgínia para mostra que traz ainda imagens clássicas de sua carreira

CARAS Digital Publicado sexta 19 janeiro, 2018

A fotógrafa produziu retratos inéditos com personalidades como Laerte, Walério Araújo, Assucena Assucena e Raquel Virgínia para mostra que traz ainda imagens clássicas de sua carreira
Laerte e Walério Araújo - Vânia Toledo

Vania Toledo traz ao Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, a mostra Tarja Preta. Com curadoria do escritor Diógenes Moura, a artista vai expor retratos icônicos (e ousados) de sua carreira, produzidos em meados dos anos de 1970, 1980 e 1990, com expoentes como o cantor Ney Matogrosso, o estilista Clodovil Hernandes e a escritora Cassandra Rios.

Imagens inéditas também farão parte da mostra, com as lentes de Vânia apontadas agora para ícones como a cartunista Laerte, o estilista Walério Araújo, o diretor teatral Leo Moreira, a rapper Luana Hansen, o escritor João Silvério Trevisan, as cantoras Assucena Assucena e Raquel Virgínia, do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, a escritora Karina Dias e o crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet.

“Esta expo é para trazer na lembrança das pessoas a liberdade de escolha sexual, pessoal, profissional. É contra a caretice vigente e a censura acirrada sobre a liberdade de TUDO! O nome Tarja Preta tem a ver com a censura, com os remédios que as pessoas usam de forma  indiscriminada e o LUTO por essa ‘volta’ ao pensamento careta e ao policiamento comportamental! Tive a sorte de ter amigos que passaram pelas minhas lentes ao longo das últimas quatro décadas e que sempre foram LIVRES!!”, ressalta Vania.

 

MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL

“Tarja Preta” – Vania Toledo

Curadoria: Diógenes Moura

De 24 de jan. a 05 de mai.

Rua do Arouche, 24, República (Estação República do metrô – Piso Mezanino

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

Entrada franca

Walério Araújo / foto: Vânia Toledo
Laerte / foto: Vânia Toledo
Vânia Toledo / foto: Juliano Toledo

Último acesso: 25 Sep 2021 - 00:51:07 (297068).

Leia também

TV CARAS