Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Datas Especiais / Dia de saudades

Para homenagear o aniversário de Tom Jobim, Helô Pinheiro resgata texto especial que escreveu ao músico

Criador da canção 'Garota de Ipanema', em homenagem a Helô Pinheiro, Tom Jobim estaria completando 95 anos se estivesse vivo

CARAS Digital Publicado em 25/01/2022, às 13h25

Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema, faz homenagem especial ao aniversário de Tom Jobim - Reprodução / Instagram
Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema, faz homenagem especial ao aniversário de Tom Jobim - Reprodução / Instagram

Helô Pinheiro (76) emocionou a web ao fazer um post especial nesta terça-feira, 25.

Ao lado do músico e "padrinho" Tom Jobim (1927-1994), a eterna Garota de Ipanema relembra texto emocionante que escreveu em homenagem a ele.

Ela ainda compartilhou um clique especial ao lado de Tom, na famosa Rua Prudente de Morais, em Ipanema (Rio de Janeiro).

"Algum tempo atrás escrevi esse texto em homenagem ao meu padrinho Tom Jobim, e hoje reescrevo pelo seu niver registrando a saudade e desejando que seus familiares e amigos possam orar, levando até ele o nosso eterno amor. Um brinde aos amigos e parentes como se ainda estivesse presente", iniciou Helô.

- Helô Pinheiro surge deslumbrante em cliques na praia: "Depois de quase dois anos distante do mar"

Logo em seguida, ela escreveu o texto e emocionou os internautas.

"TOM E SEUS TONS
Se fosse cor, seria azul Porque a sorte até mudou. Se fosse nota musical, seria do Sol que cobriu nosso encontro. O Lá é onde estivemos mas hoje o Dó é presente. Se o Si ainda soar, é só cantar: 'Se todos fossem iguais a você'. Ou então: 'Ah, se ele voltar, se ele voltar, que coisa linda, que coisa louca'. Pois há um sabiá que voou até o céu para mostrar seu canto, seu talento, seu encanto. O Tom Maior, o Tom de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que assim na terra como no céu seja feita a vossa vontade.
Eternizado, aplaudido e muito amado".

"Obrigado pelos parabéns e pelo carinho", agradeceu Daniel Jobim, neto de Tom.

Tom Jobim nasceu em 1927 em Tijuca, Rio de Janeiro. Ao lado de Vinicius de Moraes (1913-1980) e João Gilberto (1931-2019), foi um dos criadores do movimento da bossa nova.

Tom faleceu no dia 8 de dezembro de 1994, no hospital Mount Sinai, em Nova York, vítima de uma parada cardíaca; ele estava se recuperando de um câncer na bexiga.

Relembre a história da Garota de Ipanema

Helô Pinheiro, na época com 17 anos, chamou a atenção dos amigos Tom Jobim e Vinicius de Moraes enquanto caminhava constantemente até a praia de Ipanema.

Os músicos, sentados em uma mesa do Bar Veloso - atualmente chamado de Garota de Ipanema - se inspiraram na musa para criar a canção mundialmente famosa.

Foi Vinicius quem escreveu a letra, e Tom a melodia. Um tempo depois, em 1962, quando se encontraram, criaram por fim a versão final da música - que inicialmente se chamava 'Menina que passa'.

Helô Pinheiro só tomou conhecimento de que a canção havia sido criada em sua homenagem em 1965, e até os dias de hoje, ela celebra a memória dos mestres e padrinhos.

Confira a homenagem de Helô Pinheiro a Tom Jobim