Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Datas Especiais / Especial

As mães das novelas: com qual a sua mais se parece?

Confira os perfis das mães que encantam nas novelas atuais e vote na enquete sobre qual delas mais se parece com a sua mamãe!

Redação Publicado em 24/04/2013, às 16h55 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Helô (Giovanna Antonelli) e Drika (Mariana Rios); Ciça (Jesuela Moro) e Manoela (Guilhermina Guinle); Lucimar (Dira Paes) e Morena (Nanda Costa) - TV Globo
Helô (Giovanna Antonelli) e Drika (Mariana Rios); Ciça (Jesuela Moro) e Manoela (Guilhermina Guinle); Lucimar (Dira Paes) e Morena (Nanda Costa) - TV Globo

O ditado popular ‘Mãe é tudo igual, só muda o endereço’ até tem a sua parcela de verdade. Mas cada mãe tem o seu jeitinho. E as novelas que estão no ar na Globo mostram que as mamães podem ser muito diferentes na hora de pensar em seus filhos. Tem aquelas que são só carinhos com os herdeiros, como Ester (Grazi Massafera) em Flor do Caribe, as que não conseguem expressar seus sentimentos como poderiam, como Helô (Giovanna Antonelli) em Salve Jorge, ou, ainda, as mães que estão ao lado dos filhos para o que der e vier, como Lucimar (Dira Paes) também da novela das 9 e Roberta (Gloria Pires), de Guerra dos Sexos. Mas, o que importa mesmo é que todas amam os seus filhos!

Agora, se comparar a sua mãe com as personagens das novelas, com quem ela mais se parece?

Confira os perfis das mães que estão no ar nas novelas e vote na enquete!

Lucimar (Dira Paes), de Salve Jorge – Mãe para todas as horas
Lucimar é uma daquelas mães que estão ao lado dos filhos em todos os momentos. A filha Morena (Nanda Costa) está sempre envolvida em confusões, mas Lucimar está lá, ao lado, para ajudá-la. Um bom exemplo disso é que ela foi a responsável por cuidar do neto, Junior (Luiz Felipe Mello), quando a filha foi para a Turquia, e, agora, até toma conta da neta Jéssica Vitória para Morena resolver seus problemas com a máfia do tráfico de pessoas.

Marcela (Danielle Winits), de Malhação – Mãe esportista
Professora de educação física, Marcela dá o bom exemplo para o filho Gil (Daniel Blanco) na hora de manter uma rotina disciplinada. Mãe jovem, ela é moderna na educação do herdeiro e sempre apoia as decisões do garoto, mas dá os seus conselhos. Também é muito querida pelos amigos de seu filho, cuidando de todos que vão à sua casa.

Helô (Giovanna Antonelli), de Salve Jorge – Mãe trabalhadora
Helô ama a sua filha, Drika (Mariana Rios), mas, por ser workaholic, não consegue expressar o seu sentimento como poderia. As duas vivem batendo de frente, já que Drika cobra o carinho que não tem da mãe, mas Helô tem dificuldades em mostrar a sua afeição pela herdeira. Vivendo cada uma em seu canto, elas ainda têm muito a aprender sobre viver em família.

Ester (Grazi Massafera), de Flor do Caribe – Mãe carinhosa
Ester tem um lado materno muito forte. Mãe de Samuca (Vitor Figueiredo) e Laurinha (gêmeas Serena e Vitoria Lovatel), ela protagoniza cenas de muito carinho e brincadeira com os filhos. Preocupada com o crescimento das crianças, Ester está sempre ajeitando tudo para que as crianças fiquem bem com seus pais, Cassiano (Henri Castelli) e Alberto (Igor Rickli).

Manoela (Guilhermina Guinle), de Guerra dos Sexos – Mãe manipuladora
Manoela é mãe da pequena Ciça (Jesuela Moro) e abusou da manipulação da menina na hora de tentar salvar o seu casamento. Explorando a proximidade com a herdeira, Manoela usou das chantagens emocionais com a filha para defender os seus próprios interesses em manter o ex-marido, Fábio (Paulo Rocha), dentro de casa.

Morena (Nanda Costa), de Salve Jorge – Mãe solteira
Morena engravidou de seu primeiro filho, Junior (Luiz Felipe Mello), quando ainda era adolescente e teve que lutar em sua vida para criar o menino. Com a ajuda de sua mãe, ela trabalhou bastante para dar educação e amor para o filho. Mas, sempre almejando mais para o futuro do menino, se envolveu na enrascada de ser traficada para o exterior.

Roberta (Gloria Pires), de Guerra dos Sexos – Mãe paciente
Kiko (Johnny Massaro) não é dos filhos mais comportados deste mundo. O rapaz está sempre aprontando as suas aventuras e a mãe, Roberta, fica ao seu lado para perdoá-lo. Ele já fez de tudo para estragar o novo namoro da mãe, vive explodindo bombas pelos lugares e Roberta sempre defende o menino.

Veridiana (Laura Cardoso), de Flor do Caribe – Mãe e avó
Veridiana cria os seus três netos, Candinho (José Loreto), Lino (José Henrique Ligabue) e Dadá (Renata Roberta), com todo o amor e carinho que tem. Ela assumiu a educação dos netos quando a sua filha, Maria Adília, sumiu no mundo e não deu mais notícias. Veridiana defende a sua família com unhas e dentes, não deixa que ninguém faça mal para ninguém que esteja sob os seus cuidados.

Berna (Zezé Polessa), de Salve Jorge – Mãe adotiva
Berna pode não ter acertado na hora de adotar Aisha (Dani Moreno), já que a menina foi traficada, mas as suas intenções foram as melhores possíveis. Sem ter filhos biológicos, ela procurou a adoção para realizar o seu sonho de ser mãe. E, sofreu com a decisão da filha, já adulta, de buscar seus pais biológicos.

Antonia (Letícia Spiller), de Salve Jorge – Mãe separada
Antonia está lutando pela guarda legal de sua filha, Raissa (Kiria Malheiros). Enfrentando um processo de separação árduo com o ex-marido, Celso (Caco Ciocler), ela ainda tem que se esforçar para manter uma boa relação com a filha, que está sendo manipulada pelo pai para ficar contra a mãe.

Sarila (Betty Gofman), de Salve Jorge – Mãe e madrasta
Sarila tem um bom coração. Mãe de Tamar (Yanna Lavigne), ela cria Ayla, filha do primeiro casamento de seu marido, como se fosse de seu próprio sangue. Ela luta pelo bem-estar da enteada, arrumou um bom casamento para ela e ainda defende os seus interesses na comunidade em que vivem.

Charlô (Irene Ravache), de Guerra dos Sexos – Mãe brigona
Charlô não fica com o pé atrás na hora de entrar em uma discussão com o filho, Felipe (Edson Celulari). Os dois vivem brigando porque o herdeiro, que é adotado, prefere defender o tio ao invés da própria mãe.

Nieta (Drica Moraes), de Guerra dos Sexos – Mãe dedicada
Nieta é uma mãe praticamente exemplar. Ela sempre deu tudo o que a filha, Carolina (Bianca Bin) desejou e cuidou para que a vida da herdeira fosse melhor do que a sua. Mas, Nieta chegou a ficar cega de carinhos pela filha e acabou não conseguindo ver a vilã que tinha dentro de casa. Como uma hora a máscara cai, ela teve que enfrentar a dor de ver que a sua filha era uma mentirosa.

Raquel (Patrícia Vilela), de Malhação – Mãe ausente
Médica idealista, Raquel abandonou as filhas com o marido, Lorenzo (Marcelo Varzea), para ir em busca de seu desejo de participar de causas humanitárias pelo mundo. Mas, com o número de viagens em sua vida, quase não teve contato com as duas filhas, Lia (Alice Wegmann) e Tatá (Pietra Pan), o que causou a sua ausência no crescimento das meninas. Quando retornou para o convívio familiar, teve que enfrentar a dificuldade de tentar reconquistar o coração das herdeiras, principalmente de Lia.