CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Esporte / Olimpíada

Antuérpia 1920, primeira Olimpíada disputada pelo Brasil

Delegação brasileira retornou ao País com três medalhas em sua estreia na maior competição esportiva do Mundo

Redação Publicado em 05/03/2012, às 13h48 - Atualizado às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bandeira do Brasil - Getty Images
Bandeira do Brasil - Getty Images

A Olimpíada de Antuérpia, na Bélgica, em 1920, foi a primeira edição da competição que o Brasil pode participar. A delegação levou um total de vinte e um atletas, todos homens, nas seguintes modalidades: natação, pólo aquático, saltos ornamentais, remo e tiro esportivo.

Apesar da experiência inédita, os competidores brasileiros, que enfrentaram uma viagem de quase um mês a bordo do navio Curvello, cedido pelo Governo Federal, conseguiram retornar ao País com três medalhas no peito, todas no tiro esportivo (duas individuais e uma por equipe).

O tenente do Exército Guilherme Paraense foi o responsável pela conquista do primeiro ouro do Brasil em Olimpíadas, ao subir no lugar mais alto do pódio do tiro rápido (25 metros). Já Afrânio Antônio da Costa alcançou a prata na pistola livre (50 metros). Na mesma prova, só que na versão por equipes, os dois ganharam o bronze ao lado dos atiradores Sebastião Wolf, Fernando Soledade e Dario Barbosa.

Durante os Jogos, os atletas brasileiros demonstraram grande versatilidade nos esportes aquáticos. Orlando Amêndola e João Jório, por exemplo, disputaram a natação, o remo e o pólo aquático. E ainda por cima, eles não tiveram facilidade na hora de mergulhar na piscina. Embora fosse verão na Europa, a temperatura da água chegou a registrar três graus em um dos dias dos Jogos. As informações são do site oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).