Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Duelo nerd: saiba o que faz de 'Star Trek' e 'Star Wars' um melhor do que o outro

À primeira vista, 'Star Trek' e 'Star Wars' têm muito em comum. Mas os espectadores mais atentos conseguem identificar nítidas diferenças. Veja as comparações e descubra o que um tem de melhor em relação ao outro!

Caras Online Publicado em 22/06/2013, às 15h38 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Star Trek X Star Wars: veja o que faz um melhor do que o outro! - Fotomontagem
Star Trek X Star Wars: veja o que faz um melhor do que o outro! - Fotomontagem

Um observador mais casual diria que Star Trek e Star Wars são muito parecidos. Além dos nomes, cada um possui naves espaciais, mundos estranhos, armas de raio e seres com a aparência bizarra que lembram humanos. As comparações e o debate sobre o que os dois têm em comum ganharam ainda mais força com o anúncio de que J.J. Abrams, que assinou a direção de Star Trek - Além da Escuridão, será o responsável pelo próximo filme de Star Wars, previsto para 2015.

Novo ‘Star Wars’ quer atriz jovem e atraente para ser protagonista do filme

As mulheres de Star Trek: veja o antes e depois das estrelas da franquia

Mas para os nerds, os quais obviamente não são espectadores casuais, as diferenças são evidentes - na verdade, gritantes!. Os defensores de Star Trek dizem que a saga acumula motivos para ser melhor do que Star Wars e vice-versa. Com algumas evidências, é possível provar que um é igualmente melhor do que o outro. Como? 

Confira abaixo algumas provas baseadas nas produções originais das duas franquias. Neste embate, estamos apenas analisando Star Trek como o seriado de TV dos anos 1960 e a primeira trilogia de Star Wars.

Star Trek tem...

1. Tecnologia tele-transporte



De todas as tecnologias de ficção científica encontradas em Star Trek e Star Wars, ter a possibilidade de viajar instantaneamente entre mundos é sem dúvida uma das vantagens que mais seriam apreciadas caso existisse na vida real. Se tele transportar é o sonho para qualquer pessoa, por exemplo, que fica presa em um trânsito por mais de uma hora. Nem mesmo as cobiçadas sabres de luz seriam tão desejadas quando milhares de carros estão à sua frente. Sem contar que um tele-transporte seria o veículo mais seguro em comparação ao que temos hoje em dia.

2. Preocupações relacionados ao mundo real



As primeiras produções de Star Trek são muito mais do que batalhas épicas no espaço ou lutas com espadas a laser. Elas também refletem a realidade contemporânea de quando foram realizadas, como dar esperança em relação ao futuro sem deixar de criticar as situações nas quais o mundo se encontrava. Esse foi o caso de Star Trek VI: The Undiscovered Country, que foi nada mais do que uma história de contexto político sobre o fim da Guerra Fria.

3. Bandeira ecológica



Além dos "eventos atuais", Gene Rodenberry sempre inseriu seu universo galáctico com um claro apelo ambientalista. O exemplo mais evidente é o de  Star Trek IV: The Voyage Home, no qual o destino da Terra depende da salvação das espécies de baleias jubarte pela tripulação da  Enterprise. Bobo? Sim. Engraçado? Claro. Mas a mensagem era clara: se preocupar com o planeta hoje para que ele estivesse a salvo no futuro. Em Star Wars não há nada remotamente parecido.

4. Apelo sexual



Tudo bem, nunca houve uma cena de sexo em Star Trek ou Star Wars, mas cenas mais picantes e românticas eram muito comuns no primeiro e completamente ausentes no segundo.

Star Wars tem...

1. Sabres de Luz



Tanto Star Trek quanto Star Wars possuem armas a laser e naves mais rápidas do que a velocidade da luz, mas, enquanto Trek tem tele transportes, apenas Wars tem a arma mais sensacional. O que dizer de um duelo de sabre de luz? Não é à toa que os fãs ficam tão atônitos em cenas como essas.

2. Darth Vader



Ambas as produções possuem vilões memoráveis, mas o que dizer de Khan Noonian Singh e Darth Vader? Khan é assustador e ameaçador, tanto que já quase levou a Enterprise a ruína em questão de horas. Ainda assim, ele não tem o poder, a força ou a petulância do Senhor das Sombras. Vader é o melhor vilão de todos os tempos.

3. Millenium Falcon

A nave especial de Han Solo é a mais veloz da galáxia e tem espaço o suficiente para armazenar sua carga, objetos contrabandeados e a tripulação e conforme o necessário. A Falcon ainda ajudou a destruir duas Estrelas da Morte.

4. A Força



Como diz Obi-Wan em Uma Nova Esperança, a Força "nos envolve e nos penetra. Ela mantém a galáxia unida". E como explica o mestre Yoda em  O Império Contra Ataca: "A força de um Jedi flui da Força". Basicamente, significa que em Star Wars você pode usar sua mente para conquistar qualquer coisa. E isso tanto para o bem quanto para o mal, para a luz ou para a escuridão. O significado da Força incentiva o público a se fazer perguntas que se dependesse de Star Trek ele jamais faria: Qual caminho você seguirá? Será que você vai seguir o caminho do Jedi ou se submeter aos encantos fáceis de Sith? Quer ser Imperador ou  Luke Skywalker? Ela trata na verdade de um dilema moral.