cinema Oscar!

Oscar 2021: Indicações definem ano de diversidade e mudanças na premiação

Duas mulheres disputam 'Melhor Direção' pela primeira vez na história do Oscar

CARAS Digital Publicado segunda 15 março, 2021

Duas mulheres disputam 'Melhor Direção' pela primeira vez na história do Oscar
Indicações ao 'Oscar 2021' surpreendem com maior número de diversidades - Foto/Divulgação

O Oscar anunciou, na manhã desta segunda-feira, 15, os indicados à 93ª edição da premiação

Em um ano marcado pela diversidade e mudanças, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas indicou pela primeira vez na categoria de Melhor Direção, em mais de 90 anos de história, mais de uma mulher. Apenas outras cinco mulheres haviam sido nomeadas ao prêmio e só uma delas levou a estatueta, Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror, em 2010.

Em 2021, Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennell (Bela Vingança) disputam na categoria com Thomas Vinterburg (Druk - Mais Uma Rodada), David Fincher (Mank) e Lee Isaac Chung (Minari).

Vale ressaltar que Chloé Zhao também foi a primeira mulher não branca a ser indicada na categoria em 93 anos de premiação, e a primeira mulher a receber quatro indicações no mesmo ano, por Direção, Montagem, Roteiro Adaptado e Melhor Filme

Devido à pandemia do coronavírus e o adiamento, a premiação precisou sofrer algumas mudanças e os cinemas fechados e, por conta disso, a Academia passou a aceitar inscrições de produções transmitidos apenas por serviços de streamings. Antes, os concorrentes precisavam ser exibidos por um determinado período de tempo em cinemas de Los Angeles.

Para deixar a edição ainda mais especial, Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues) recebeu a sexta indicação póstuma de um ator na categoria principal na história da premiação. O ator, conhecido pelo papel em Pantera Negra, morreu no ano passado, aos 43 anos, após batalha contra o câncer. 

Viola Davis se tornou a atriz negra mais indicada na história do Oscar. A artista foi indicada na categoria de Melhor Atriz por sua performance em A Voz Suprema do Blues, e com isso, ela conquistou a quarta indicação de sua carreira na premiação.

A lista de indicações também inclui outros três atores negros: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro), Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami) e LaKeith Stanfield (Judas e o Messias Negro).

A cerimônia está marcada para o dia 25 de abril. Segundo a organização, ela será presencial, mas, por causa da pandemia do coronavírus, a transmissão ao vivo acontecerá de vários locais diferentes

Último acesso: 20 Apr 2021 - 22:51:32 (381623).

Leia também

TV CARAS