CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Cinema / Oscar 2019

Lady Gaga, Alfonso Cuarón, Spike Lee e outras 4 personalidades que podem fazer história no Oscar

A festa do cinema ocorre no domingo, 24

CARAS Digital Publicado em 23/02/2019, às 07h31 - Atualizado às 13h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lady Gaga, Alfonso Cuarón e Spike Lee - Getty Images e Reprodução / Instagram
Lady Gaga, Alfonso Cuarón e Spike Lee - Getty Images e Reprodução / Instagram

Está chegando a hora da festa mais aguardada do cinema! O Oscar 2019 ocorre no domingo, 24. Além do glamour, essa edição do evento é histórica. 

De produtores e diretores, a atores e figurinistas, vários cineastas já fizeram história nesta temporada de premiações, e outros terão a oportunidade de driblar barreiras para ganhar seu lugar nos livros de história neste fim de semana. Confira:

1) Spike Lee
Após décadas dirigindo filmes aclamados pela crítica como Faça a Coisa Certa e Malcolm X, o diretor de 61 anos finalmente recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Diretor, pelo filme Infiltrado na Klan

Se ele ganhar o Melhor Diretor, ele será o primeiro afro-americano a levar o prêmio para casa.

2) Lady Gaga

A artista foi indicada para Melhor Atriz por seu papel como Ally em Nasce Uma Estrela. Como se não bastasse, ela ainda concorre como Melhor Canção por Shallow, canção que ela co-escreveu e canta no filme.

Gaga é a primeira pessoa a ser indicada para Melhor Atriz e Melhor Canção. Se ela ganhar, ela fará história mais uma vez. 

Vale a pena recordar que a loira está em boa companhia. A atriz Mary J. Blige recebeu indicações de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Canção por seu trabalho em Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi de 2018.

3) Alfonso Cuarón

O diretor mexicano já havia recebido o prêmio de Melhor Diretor e Melhor Edição por seu filme de 2014, Gravidade. Agora em 2019 contando a história das mulheres que o criaram, pode ser o ano mais bem-sucedido do latino até agora.

Cuarón foi indicado para Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia por seu filme auto-biográfico Roma.

Segundo IndieWire, ele é a primeira pessoa a ser indicada para Melhor Fotografia e Melhor Direção no mesmo ano, para o mesmo filme. Se Alfonso ganhar todos os três prêmios no domingo, ele fará história novamente como a primeira pessoa a ganhar os três prêmios para o mesmo filme no mesmo ano!

4) Yalitza Aparicio

A jovem estrela de Roma  possui 25 anos e já tem uma bela história para contar. Quando ela cruzar o tapete vermelho antes da cerimônia no domingo, ela já terá feito história. A latina é a segunda atriz mexicana e a primeira atriz indígena mexicana indicada ao Oscar de melhor atriz.

Em dezembro, ela se tornou a primeira mulher indígena a aparecer na capa da Vogue Mexico nos 20 anos de história da revista. 

5) Gabriela Rodriguez

Enganasse quem acha que Roma é somente um filme, é mais que isso, é sobre quebra de preconceitos. A produtora já fez história como a primeira Latina a ser indicada para Melhor Filme - como produtora do filme. Se a película sobre a infância de Cuarón ganhar, ela será oficialmente a primeira Latina a levar a categoria. 

"A verdade é que, como ser humano, nem mesmo como mulher ou latina, isso é incrível", disse Rodriguez ao The Washington Post. "Para mim é uma imensa satisfação que as pessoas que fazem o que eu faço, pessoas da indústria que eu respeito e admiro, reconheçam o incrível trabalho que fizemos".

6) Ruther E. Carter

A figurinista recebeu sua terceira indicação este ano para Melhor Figurino. Segundo a CNN, se ela ganhar, se tornaria a primeira mulher negra a levar para casa o prêmio.

Carter disse ao Harper's Bazaar que esta nomeação, no entanto, é particularmente especial. "Eu sinto que fiz uma marca na minha carreira e estou muito orgulhosa disso", diz ela. "Não poderia ter acontecido em um filme melhor. Este filme em particular é muito especial e eu estou honrado que este é o que me levou ao Oscar".

7)Hannah Beachler

A profissional é a designer de produção por trás da história Pantera Negra e do mundo mágico de Wakanda.

De acordo com o Los Angeles Times, Beachler é a primeira mulher a atuar como designer de produção em um filme da Marvel e é a primeira afro-americana a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Design de Produção.

"Isso significa muito e há tantas camadas diferentes para isso", ela diz ao Los Angeles Times. "Às vezes eu ando na rua e paro e faço uma dança. Eu acordo algumas manhãs e penso sobre isso e tenho lágrimas nos olhos sobre a coisa toda e o que isso significa para mim."

Ela continuou: "Você quer estar no topo de seu campo, e eu sinto que um prêmio como este, reconhecimento como esse, coloca você lá. E então a ideia de que eu sou o primeiro afro-americano - em 91 anos - ser nomeado para esse tipo de ofício é meio que incompreensível, assim como 2019".