Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Isabella Rossellini volta à faculdade aos 60 anos

CARAS Digital Publicado em 04/11/2014, às 15h04 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Isabella Rossellini - Getty Images
Isabella Rossellini - Getty Images

Em bate-papo com a revista The Talks, a ex-atriz e modelo italiana Isabella Rossellini declara: “Eu não sabia o que ia acontecer quando me tornasse idosa, e eu estou adorando”

Depois de uma carreira longa e bem sucedida como modelo e atriz, recentemente começou um mestrado em comportamento animal. Por que você quis ir para a universidade?
Sempre fui interessada em animais, mas quando eu era pequena, comportamento animal ainda era uma ciência nova. Era possível se tornar um veterinário, e era possível estudar biologia, mas não especificamente comportamento animal. Nos anos 60, Jane Goodall foi a fundadora desta nova ciência. Ela olhou para o comportamento dos animais na natureza - não em um laboratório - onde percebemos que distorcem seu comportamento. Quando fiquei mais velha, eu trabalhava menos como atriz e como modelo e então me voltei para o que eu tinha tentado fazer quando era jovem. Estou tão feliz agora por estar com meus 60 anos e ser capaz de voltar para a universidade.

É cada vez mais comum para pessoas mais velhas voltando para a universidade, não?
É muito comum! Nós vivemos muito mais. Agora, com 60 ou 70 anos você está entediado de ser aposentado. Por isso, tem que fazer outra coisa. Há 15 pessoas na minha classe e quatro delas são da minha idade. Isso é quase um terço da sala. Isso é incrível, não é?

É ótimo porque muitas pessoas não sabem realmente o que querem estudar quando elas são jovens ou elas escolhem uma carreira com base no que se espera delas. Mas se você estudar em uma fase posterior, você pode fazer o que você realmente quer, não é?
Exatamente. Um monte de jovens dizem: "Estou interessado em comportamento animal". Mas você vai para a selva sentar-se em uma árvore por 10 anos a olhar para um macaco? Quem vai financiar isso? Como você vai viver? Mas depois que você viveu sua vida, e teve a sua carreira, e talvez até mesmo tiver um pouco de pensões, você não precisa se preocupar com dinheiro. Eu não sabia o que ia acontecer quando me tornasse idosa. E eu estou adorando.

Você estudou quando era mais jovem também?
Não, eu não estudei. Fui para a escola e depois que descobri que não havia nenhuma universidade em que poderia aprender sobre o comportamento animal, fui para a minha segunda paixão, que era moda. Eu me formei na Academia de Moda e Figurino em Roma. No começo, pensei que ia ser uma figurinista e depois acabei trabalhando como modelo.

Nos últimos anos você conseguiu usar essa experiência novamente quando criou os figurinos para a sua série Green Porno, em que você aplica e explica os rituais de acasalamento de vários animais. Como foi esta experiência?
Às vezes na vida as coisas voltam! É claro que parte disso foram os estudos que tinha feito, mas também meus 25 anos como modelo realmente me ensinaram como criar essas imagens. E trabalhei em propaganda por muito tempo, o que me ajudou a fazer curtas-metragens também. Mas eu não posso te dizer como é maravilhoso estar em uma carreira onde eu posso traduzir o que eu estudo e transformar em dinheiro.

Leia a entrevista na íntegra, aqui.