CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

'Guerra Mundial Z' serve como ponto de partida para série 'The Walking Dead'

Novo blockbuster estrelado por Brad Pitt traz semelhanças com histórias vividas por Rick Grimes na série de TV

Thiago Azanha Publicado em 28/06/2013, às 08h30 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Guerra Mundial Z' e 'The Walking Dead' - Divulgação/Paramount e Divulgação/AMC
Cena do filme 'Guerra Mundial Z' e 'The Walking Dead' - Divulgação/Paramount e Divulgação/AMC

O filme Guerra Mundial Z, novo blockbuster estrelado por Brad Pitt, pode ser visto como um ponto de partida para a série The Walking Dead.

Tendo os zumbis como temática comum, tanto o filme quanto a série da AMC mostram a transformação que o mundo sofreu após um vírus transformar quase toda a população em violentos mortos-vivos.

Brad Pitt vive o personagem Gerry, um funcionário da ONU (Organização das Nações Unidas) que é obrigado a viajar pelo mundo em busca da causa e das maneiras para sobreviver no mundo apocalíptico. Ele deixa a mulher, Karen (Mireille Enos), e as duas filhas para fazer a viagem a pedido de seus superiores.

Os 10 melhores e assustadores filmes de zumbi

Quase todas as cenas da primeira hora do filme são carregadas de adrenalina e suspense, deixando o público numa permanente expectativa. Um dos momentos mais espetaculares do segundo ato é quando os zumbis conseguem formar uma pilha humana para adentrar na protegida cidade de Jerusalém -- e nas cenas subsequentes, quando conseguem atingir o objetivo.

O longa dirigido por Marc Forster também tem um toque da série médica House. O protagonista Gerry se vê, naturalmente, dentro de uma encruzilhada para descobrir um método de passar desapercebido pelos zumbis, uma vez que não tem poder de fogo para exterminar com todos os mortos-vivos. Neste momento é inserida a parte laboratorial da trama, incluindo até mesmo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Gerry descobre que as pessoas com algum tipo de doença, principalmente a terminal, são ignoradas pelos zumbis. E ele mesmo serve como cobaia de um arriscado experimento.

O final do filme deixa a desejar, pois as cenas de ação tornam-se raras. A história parece se arrastar sem um bom enredo, fazendo com que os personagens tenham um fim precipitado. Resta a clássica moral de quem é o verdadeiro inimigo a combater, mesmo sem poder ser visto.

Quem é fã da série The Walking Dead, dificilmente não notará algumas semelhanças, fazendo com que o filme estrelado por Brad Pitt se torne uma espécie de ponto de partida para as aventuras de Rick Grimes (Andrew Lincoln). Na série da AMC, o xerife Rick acorda já no mundo pós-apocalíptico e parte em busca da mulher e das filhas -- numa estrutura familiar ao do filme.

A figura do protagonista macho-alfa, que lidera sua própria equipe pela sobrevivência no mundo zumbi, começa com Pitt e tem contuidade com Lincoln. O público nem precisa esperar para ver a segunda parte -- já confirmada -- de Guerra Mundial Z nos cinemas. Basta assistir The Walking Dead.