Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Físico britânico Stephen Hawking morre aos 76 anos

O autor do livro 'O Universo Numa Casca de Noz' inspirou o filme 'A Teoria de Tudo'

CARAS Digital Publicado em 14/03/2018, às 08h30 - Atualizado às 12h09

Stephen Hawking - Getty Images
Stephen Hawking - Getty Images

O físico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos nesta quarta-feira, 14, em sua casa em Cambridge, no Reino Unido.

A causa da morte foi por complicações da esclerose lateral amiotrófica -- doença degenerativa e sem cura com a qual conviveu desde 1964, quando tinha apenas 22 anos.

Lucy, Robert e Tim, filhos do astrofísico, lamentaram a morte do pai em comunicado divulgado pela imprensa britânica. "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje. Ele era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. A sua coragem e persistência com seu brilho e humor inspiraram as pessoas ao redor do mundo", dizia um trecho.

O autor de livros como O Universo Numa Casca de Noz (2001), Uma Breve História do Tempo (1988) e Os Grandes Gênios da Ciência (2002) serviu como inspiração para o filme A Teoria de Tudo, lançado em 2014. Eddie Redmayne, que interpretou Stephen na telona, venceu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator em 2015.

+ Eddie Redmayne lamenta morte de Stephen Hawking

Hawking ainda participou ou serviu de inspiração para diversas séries, documentários e filmes, como o telefilme Hawking, produzido pela BBC em 2004 e estrelado por Benedict Cumberbatch, The Big Bang TheoryA Brief History of Time, Hawking: Brief History of Mine, entre outros.

CURIOSIDADES

- Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galileu, e morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein, em 14 de março de 1879.

- Entre seus grandes feitos destaca-se descoberta de que buracos negros emitem radiação, além de seus estudos sobre a gravidade quântica e os aspectos do início do universo.

- O físico sobreviveu por décadas com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A doença degenerativa fez com que conseguisse, ao longo dos anos, mover apenas um dedo e os olhos voluntariamente. Mas a sua capacidade intelectual permaneceu intacta.

- Hawking usava um sintetizador eletrônico para falar e expressar suas ideias produzindo assim uma voz robótica.

- Ele foi casado com Jane Hawking de 1965 a 1991. Em 1995 casou-se novamente com a enfermeira Elaine Mason, de quem se divorciou em 2006. 

_____________________________________________________________________________

Grazi Massafera revela que está introduzindo filha no esporte​