Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Cinema / Oscar

'Argo', de Ben Affleck, leva o Oscar de Melhor Filme em premiação pulverizada

A 85ª edição do Oscar aconteceu na noite deste domingo, 24, em Los Angeles (Estados Unidos)

Redação Publicado em 25/02/2013, às 03h11 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Ben Affleck com George Clooney e equipe de 'Argo' - Getty Images
Ben Affleck com George Clooney e equipe de 'Argo' - Getty Images

Não houve um vencedor absoluto da 85ª edição do Oscar, que aconteceu neste domingo, 24, em Los Angeles (Estados Unidos). Dirigido por Ben Affleck (40), o longa Argo acabou a noite com as estatuetas de Melhor Filme - prêmio anunciado pela primeira-dama norte-americana Michelle Obama (49), direto da Casa Branca -, Edição e Roteiro Adaptado. Mas As Aventuras de Pi levou mais torféus, quatro - Fotografia, Efeitos Visuais, Trilha Sonora e Diretor para Ang Lee (58), categoria na qual a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se "esqueceu" de indicar Affleck.

"Quinze anos atrás eu estava aqui diante de vocês e era uma criança. Não pensei que fosse voltar. E hoje estou aqui novamente", disse Affleck, ao receber o prêmio de filme do ano, ao relembrar o Oscar que dividiu com Matt Damon (42) em 1998 por Gênio Indomável.

Assim como Argo, o musical Os Miseráveis terminou com três estatuetas: a de Melhor Atriz Coadjuvante, para Anne Hathaway (30), e Melhor Maquiagem e Cabelo e Mixagem. Foi o primeiro Oscar da carreira de Anne. "Espero que um dia os problemas e as tristezas de Fantine [personagem dela no filme] só estejam na história, e não na vida de ninguém", afirmou a atriz no discurso.

Recordista em indicações este ano - ao todo foram 12 - o filme Lincoln, dirigido por Steven Spielberg (66) e que conta a história do ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln (1809-1865) durante a Guerra de Secessão, saiu do Oscar com apenas dois troféus - de Melhor Ator, para Daniel Day-Lewis (55), que dedicou o prêmio à mãe, e Direção de Arte.

O longa 007 - Operação Skyfall levou as estatuetas de Melhor Canção, para Adele (24) - que se apresentou na premiação e chorou ao receber o Oscar -, e Edição de Som (dividido com A Hora Mais Escura). Django Livre ficou com os prêmios de Melhor Roteiro Original, para Quentin Tarantino (49) e Melhor Ator Coadjuvante, para Christoph Waltz (56). Jennifer Lawrence (22) conquistou para O Lado Bom da Vida o único Oscar do filme, de Melhor Atriz. Ela tropeçou no vestido e caiu ao se dirigir ao palco para buscar a estatueta.

Apresentada pelo humorista Seth MacFarlane (39), a cerimônia de entrega do Oscar deste ano contou com uma homenagem aos filmes musicais. Catherine Zeta-Jones (43) cantou All That Jazz, de Chicago (2003); Jennifer Hudson (31) interpretou And I'm Telling You I'm Not Going, de Dreamgirls (2006); Hugh Jackman (44), Hathaway e outros atores do elenco de Os Miseráveis cantaram I Dreamed A Dream.

Veja a lista completa dos vencedores:

Ator Coadjuvante
Christoph Waltz (Django Livre)

Curta de Animação
Paperman

Filme de Animação
Valente

Fotografia
As Aventuras de Pi

Efeitos Visuais
As Aventuras de Pi

Firgurino
Anna Karenina

Maquiagem e Cabelo
Os Miseráveis

Curta-Metragem
Curfew

Documentário de Curta-Metragem
Inocente

Documentário
Searching for Sugar Man

Filme Estrangeiro
Amor

Mixagem
Os Miseráveis

Edição de Som
A Hora Mais Escura
007 - Operação Skyfall

Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway (Os Miseráveis)

Edição
Argo

Direção de Arte
Lincoln

Trilha Sonora
As Aventuras de Pi

Canção
Skyfall (007 - Operação Skyfall)

Roteiro Adaptado
Argo

Roteiro Original
Django Livre

Diretor
Ang Lee (As Aventuras de Pi)

Atriz
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)

Ator
Daniel Day-Lewis (Lincoln)

Filme
Argo