CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Dicas de Bya Barros no Castelo de CARAS

Arquiteta e decoradora Bya Barros revela suas luxuosas descobertas na Big Apple

Redação Publicado em 12/12/2011, às 16h08 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em Tarrytown, Bya lembra as paixões nascidas no período vivido em Nova York, como a patinação e as partidas de basquete, em que encontrava o cineasta Woody Allen.
Em Tarrytown, Bya lembra as paixões nascidas no período vivido em Nova York, como a patinação e as partidas de basquete, em que encontrava o cineasta Woody Allen.

Logo que chega ao Castelo de CARAS, em Tarrytown, Bya Barros (48) comenta um detalhe que para a maior parte dos hóspedes passa despercebido. “Olha que linda essa escultura de javali feita na própria pedra da lareira”, diz. E a arquiteta e decoradora segue em sua análise ao apontar o acabamento de estanho do batente da porta. “São coisas que traduzem a preocupação com os detalhes e mostram o bom gosto, já que esse espaço originalmente era um lugar onde as pessoas vinham para caçar. Tem um conceito antigo, que se mantém nobre, sem deixar de lado a modernidade. É o chique despretensioso”.

Ser chique sem pretensão é uma das qualidades de Bya. Com a mesma naturalidade que comenta as vantagens do uso de estanho em vez de prata, que escurece e não adquire ar rústico, ela fala dos anos em que viveu em New York. “É uma espécie de segunda casa. Morei no hotel Carlyle”, conta. Dito assim pode parecer apenas mais um hotel, mas o The Carlyle é onde se hospedava a princesa Diana (1961-1997) e ainda fica boa parte da realeza europeia na cidade. Nesse endereço, o cineasta Woody Allen (76) toca saxofone no bar.

Dessa experiência na cidade nasceram paixões. “Amo patinar no gelo no inverno, a pista do Rockefeller Center é uma delícia. E eu adoro basquete, já cheguei a pegar um avião em Palm Beach para vir a New York só para ver o time local, o Knicks, jogar”, lembra. “Eu sempre sentava ao lado do Woody Allen. Ele adora, nem pisca”, emenda Bya, que assistia às partidas em pleno Madison Square Garden.

Outro programa obrigatório da empresária na cidade é visitar a Zitomer, luxuosa loja de departamentos especializada em cosméticos. “Você entra para gastar 50 dólares e vai embora com mais de mil em compras”, diverte-se. Para os fãs de decoração, Bya indica os hotéis restaurados. “O Gramercy Park e o The Standard são os meus preferidos”, fala. Para quem procura mobiliário, mais uma dica. “O melhor é ir à ABC Home e passear pelas ruas do SoHo em busca das pequenas lojas de design. É imperdível.”