CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Carnaval / Folia

Saiba a melhor forma de tirar tintas e glitter da pele no Carnaval

Dermatologistas e maquiador ensinam os melhores métodos para não agredir a pele quando for retirar o glitter, cílios postiços e tintas no rosto

Luiza Camargo Publicado em 13/02/2015, às 11h37 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leandra Leal, Angélica e Marina Ruy Barbosa - AgNews/Instagram
Leandra Leal, Angélica e Marina Ruy Barbosa - AgNews/Instagram

O Carnaval é época de alegria, cores e muita animação. Já é tradição no Brasil inteiro se fantasiar e usar maquiagens divertidas para curtir os bloquinhos e festas pelo Brasil. Todavia, o cuidado com a pele não deve ser negligenciado, já que se o make e as tintas não forem retiradas do rosto e do corpo, ela podem ser prejudiciais à saúde.

Confira a seguir como cuidar da pele durante o Carnaval e saiba como retirar os cílios e o glitter da pele.

Maquiagem com glitter no olho
A primeira regra para tirar essa maquiagem é não lavar. A água pode fazer com que o glitter se fixe ainda mais a pele. A melhor opção são os demaquilantes em creme ou bifásicos”, destaca da dermatologista Claudia Miki, da Clínica Essendi, do Rio de Janeiro. A médica explica que quanto mais oleoso, mais fácil o glitter vai deslizar sobre a pele sem agredi-la.  “Indico molhar bem o algodão e em seguida aplicá-lo sobre os olhos. Deixe ali aproximadamente 15 segundos, depois puxe suavemente em direção à orelha. Não esfregue e não use o mesmo lado do algodão mais de uma vez”, completa.

Cílios postiços
Os cílios postiços precisam de cuidados especiais para serem retirados: “Se você verificar que os cílios ainda estão muito grudados, mergulhe o rosto por alguns segundo em uma bacia com água morna. Nunca faça força, pois você pode acabar arrancando seus cílios naturais e deixando falhas”, afirma o maquiador David Bernardino, do Visage Coiffeur.

Tintas no rosto
 Segundo o dermatologista Murilo Drummond, do Rio de Janeiro,  quem quiser pintar o corpo ou o rosto durante a folia deve optar por tintas próprias de maquiagem artística: “A maioria das tintas, como a guache ou em spray é antialérgica, mas mesmo assim pode causar reações devido aos corantes utilizados. Além disso, esses produtos não desenvolvidos especificamente para uso corporal, não foram testados como cosméticos. Os produtos à base de água são mais seguros, mas mesmo assim não eliminam as chances de contaminação e reações alérgicas. A orientação é usar emem pequenas quantidades”.

Hidratação
A dermatologista Claudia Miki, da Clínica Essendi, no Rio de Janeiro, recomenda que a após a limpeza total da pele a pessoa hidrate bem, preferencialmente com produtos dermo-calmantes, que têm propriedades específicas para reduzir a vermelhidão e acalmar a pele, deixando-a revigorada para o novo dia de folia.