Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Carnaval / Folia

Carnaval de Salvador: a preparação de Ivete, Daniela, Claudia e Alinne

Redação Publicado em 05/02/2013, às 13h36 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte e Alinne Rosa - AgNews
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte e Alinne Rosa - AgNews

Em cima do trio elétrico, Alinne Rosa (30), Claudia Leitte (32), Daniela Mercury (47) e Ivete Sangalo (40) embalam multidões no badalado carnaval de Salvador. Além de voz, repertório musical e figurino, as divas baianas também precisam se preparar fisicamente para os quatro dias de folia.

A vocalista da banda Cheiro de Amor, por exemplo, intensifica os treinos no período pré-carnaval, mas a frequência de exercícios varia de acordo com a disponibilidade de tempo de Alinne, que faz mais shows nesta época do ano. “Alternamos treinos de corrida (na rua e na esteira) e temos acrescentado treino na praia, em areia, que melhora o condicionamento físico para dar mais condições no trio. Além disso, intensificamos a musculação, focando na perna, principalmente para valorizar o corpo por conta do figurino”, explicou Maurício Mota (33), personal trainer da cantora, que também faz drenagens linfáticas.

Recuperando-se de uma lesão que teve no pé em novembro, Ivete Sangalo, por sua vez , precisou fazer uma reabilitação e só recebeu alta em dezembro para pegar firme em sua preparação para o carnaval. “Desde então, estamos casando fortalecimento muscular dos membros inferiores por causa da imobilização e atividades aeróbicas. O foco do treinamento dela é o ‘core training’, que envolve trabalhos de fortalecimento do centro do corpo (pélvis e quadris). É isso que vai dar sustentação para ela ficar 6 horas em cima do trio. Além disso, ela também faz um treinamento funcional, que envolve agachamento, cama elástica, bola suíça entre outras coisas”, explicou Arivan Gomes (31), fisioterapeuta do esporte que cuida da forma da cantora junto com a ajuda de um fisiologista.

Claudia Leitte, que deu à luz seu segundo filho em agosto e já engatou a curta licença-maternidade com os trabalhos no júri do The Voice Brasil, não está com tempo disponível para uma preparação específica para o carnaval. Segundo sua assessoria de imprensa, ela fez 15 shows durante os dias 10 e 30 de janeiro, o que já estaria auxiliando em seu condicionamento físico para suportar o ritmo puxado do trio elétrico. Para complicar, Claudinha, que tem personal trainer em Salvador, está mais no eixo Rio-São Paulo neste momento, além de estar amamentando Rafael (5 meses).

Daniela Mercury também conta com a ajuda de um profissional para construir uma série de exercícios adequada ao tempo que tem disponível no período pré-carnaval e busca incluir pilates em sua rotina. “Sou bailarina desde menina, por isso sempre tive uma consciência corporal bem apurada. Exercícios, dança, coreografias e preparação para espetáculos sempre fizeram parte da minha vida. A dança ajudou a disciplinar o meu corpo. Há alguns anos, incluí o pilates na minha rotina e isso contribuiu para melhorar a minha postura e também para me dar mais resistência”, disse a cantora.

Alimentação
As musas do carnaval baiano também precisam cuidar da alimentação no período carnavalesco, afinal, alguns alimentos podem provoca indigestão e até fazer mal devido ao forte calor baiano.
Ivete leva vantagem nessa área, afinal, é casada com o nutricionista Daniel Cady (27), que cuida pessoalmente do que a cantora vai comer.

“Pouca coisa muda na alimentação de Ivete na preparação para o carnaval, afinal de contas a rotina de shows e festas durante o ano não muda muito. Ela está sempre em preparação. No verão, segue uma rotina de horários mais bem definida, procura se alimentar em intervalos de 3 a 4 horas, além de se policiar mais na hidratação durante todo o dia e descansar mais”, disse ele para a CARAS Online, explicando com detalhes o cardápio de Ivete.

“Nos dias de carnaval ela segue uma dieta de uma atleta. Ivete canta e dança em média 5 horas ininterruptas por dia durante seis dias seguidos. Para suportar esse pique, é preciso ter uma alimentação e hidratação bem equilibrada. Pela manhã, ela toma um café da manhã reforçado com muitas frutas,raízes, banana-da-terra, água de coco e omelete. Enquanto está se arrumando para a folia, faz um pequeno lanche à base de frutas e suco e/ou castanhas. No almoço, come um pouco menos que o habitual, pois geralmente é a refeição que antecede a maratona de trio elétrico. Geralmente é uma porção pequena de legumes e purê e um grelhado. Durante o percurso do trio elétrico, a hidratação é o mais importante. Ela chega a beber de dois a três litros de água mineral e água de coco durante o percurso. Além disso,é preciso repor também a energia gasta. Para isso, ela consome frutas desidratadas (damasco, passas, ameixa), maçã, banana, castanhas e algum suplemento à base de carboidratos diluído em água. Após a folia, uma refeição salgada é muito bem-vinda. Ela faz uma janta bem reforçada, geralmente muito parecida com o almoço só que em maior quantidade. A partir daí, ela continua se alimentando com pequenos lanches à base de frutas e líquidos até a hora de dormir”, contou.

Daniela Mercury disse que também prefere tomar bastante líquidos e conta o que costuma deixar de lado. “Na alimentação, evito doces e frituras. Também não abro mão de tomar bastante líquido, comer frutas e legumes. No verão, quando a minha rotina fica mais intensa por conta dos shows e da preparação para o carnaval incluo mais carboidratos na dieta”, explicou.

Alinne Rosa também altera sua alimentação nessa época do ano, com uma dieta voltada para definição. “Trabalhamos com suplementação dois meses antes à base de proteínas e aumentadores de metabolismo, para melhorar a definição muscular. A alimentação, como um todo, também é mais proteica. Nos dias de carnaval, aumentamos o teor calórico das refeições para manter a energia durante o show, mas os alimentos são leves e pobres em gordura e sódio, para não reter líquido. Também aumentamos a quantidade de carboidratos”, explica Mirian Vargas (46), nutricionista da morena.

Claudia Leitte, por estar amamentando, tomará cuidados redobrados antes, durante e depois de subir no trio. Ela não dispensa se alimentar a cada três horas, inclusive faz lanches durante todo o percurso do show.