CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Famosos no trem do fim do mundo

Vips embarcam em uma viagem no tempo pela Terra do Fogo

Redação Publicado em 23/08/2011, às 16h10 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bem-humorados, Virginia Cavendish, o par Giuliano e Rachel Ripani, Ronald e a mãe, Milene, e Betty Lago e o filho, Bernardo, vestem roupas de prisioneiros para passeio por rota histórica. - Martin Gurfein
Bem-humorados, Virginia Cavendish, o par Giuliano e Rachel Ripani, Ronald e a mãe, Milene, e Betty Lago e o filho, Bernardo, vestem roupas de prisioneiros para passeio por rota histórica. - Martin Gurfein

O apito da locomotiva a vapor anunciava o começo de um passeio que foi muito além de uma simples diversão para os convidados da temporada CARAS/Neve 2011, em Ushuaia, na Patagônia argentina. A bordo do Trem do Fim do Mundo, Virginia Cavendish (40), o casal Giuliano Girondi (37) e Rachel Ripani (35), além de Ronald (11), com a mãe, Milene Domingues (32), e Betty Lago (56) com o filho, Bernardo (33), embarcaram em uma viagem no tempo pela rica história da província da Terra do Fogo.

Construída em 2006, na África do Sul, a máquina vermelha Engenheiro H.R. Zubieta, com seus cinco charmosos vagões, relembra o percurso que os presos do cárcere de Ushuaia faziam no início do século passado com o objetivo de abastecer de lenha a população da cidade, que hoje tem cerca de 60000 habitantes. Em trajes com listras azuis e amarelas, semelhantes aos que os prisioneiros usavam, os famosos elegeram Betty como ‘a chefe da animada quadrilha’. “É porque sou mandona”, brinca a atriz, que contou sobre um outro desejo. “Esse trem é um charme e me remeteu a um sonho que tenho, o de fazer um tour pelo Expresso do Oriente, que liga a Europa Ocidental ao Sudeste Asiático”, conta ela, a Marizete da novela Vidas em Jogo, da Record, e apresentadora do Pirei, do canal GNT, que tem Bernardo como diretor de fotografia. “Isso aqui é muito legal. Nunca tinha feito nada parecido. É totalmente diferente do nosso cotidiano, do que estamos acostumados. Então, estou aproveitando para fazer alguns vídeos”, afirma Bernardo, da relação de Betty com o ator e cantor Eduardo Conde (1946-2003).

Com parada na cascata Macarena, o tour histórico tem como ponto de partida a Estação do Fim do Mundo, localizada a oito km de Ushuaia — o centro urbano mais austral do planeta —, e sua última parte é feita dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo, que apresenta uma área de 63000 hectares. “Esse trem é uma graça. Parece brinquedo, mas é de verdade (risos). E, além de tudo, tem essa paisagem espetacular. É difícil até comentar. É maravilhoso”, define Rafaela Mandelli (32). “Minha filha amaria muito estar aqui. Estou filmando e fotografando todo o passeio para mostrar a ela”, assinala a atriz da Record, citando Catarina (6), que ficou no Rio de Janeiro com o pai, o ator Marcelo Serrado (44). “A região é impressionante. Qualquer lugar que você olha, é uma vista espetacular. Qualquer foto que você tira, fica ótima. Nunca pensei que fosse chegar ao Fim do Mundo. Eu me surpreendi positivamente com ele. Que lindo”, conclui Rafaela, que está no elenco do longa Reis e Ratos, com estreia prevista para 2012 e direção do seu namorado, o cineasta Mauro Lima (43).

Durante o trajeto do trem, também conhecido como Ferrocarril Austral Fueguino, as celebridades podiam apreciar a vegetação típica da região, como as turfeiras, as montanhas cobertas de neve, os rios e até a reconstrução de um assentamento nativo. “É especial ter essa conexão única com a natureza. Nós só demos risadas nesse passeio, que veio para coroar a temporada CARAS/Neve”, avalia Rachel, estrela do musical Mamma Mia!, em cartaz em São Paulo. “Nunca vi um trem tão idílico e romântico. Parece que estamos em uma outra época, que fomos transportados para 1920. Não sabíamos de toda essa história de prisioneiros, então foi interessante aprender”, emenda a atriz. “E o frio é bom para ficarmos mais juntinhos”, acrescenta Giuliano, gestor de inovação da Abril Mídia, que namora a atriz desde o dia 27 de maio deste ano.

Recebidos pela guia de turismo Victoria Schilling (26), a Vicky, pelo chefe da estação, Rubén Díaz (54), e pela gerente geral do trem, Liliana Guiscardo (57), os passageiros ilustres entraram em contato com a origem da região. “No passado, quando Ushuaia não era uma cidade, nem sequer um povoado, o governo da Argentina decidiu colocar uma prisão aqui e, ao seu redor, cresceu o município. Então, os presos iam cortar árvores no Parque Nacional da Terra do Fogo a bordo de uma locomotiva a vapor parecida com essa. Estamos falando do princípio do século passado, de 1920 a 1935, que foi a última vez que o trem circulou”, explica Liliana. “Ele se chama Trem do Fim do Mundo porque é o último trem que está no continente. Daqui para baixo não tem mais nada (risos). Esse é um dos passeios turísticos mais procurados no país, recupera uma parte da história comovente que foi a do trem dos prisioneiros. Isso cativa as pessoas”, manifesta Rubén.

Regado a champanhe e vinho e ao som de música instrumental, o passeio foi acompanhado por um animado brunch, que ajudou os convidados a estreitarem ainda mais os laços. “Chegar aqui com amigos, nesse lugar tão rico em história, é bom demais. É engraçado estarmos bem na pontinha do mapa”, destaca Virginia, que estreou nesta semana em Malhação Conectados, nova temporada da novelinha teen da Globo. “A neve, além de muito bonita, é algo bem diferente para nós, brasileiros. Estamos acostumados a uma praia, com aquele mar verde, e não a esse ‘mar branco’. Nos filmes norte-americanos, vejo as crianças brincando, na maior alegria, e aqui veio esse mesmo sentimento infantil, uma vontade de jogar, de pegar, de sentir a neve”, completa ela, ao lado da amiga Dandara Ferreira (25). “Já tinha andado de trem em Salvador, em um passeio para Santo Amaro. Mas achei tudo aqui maravilhoso, o cuidado que eles têm com os vagões é impressionante”, acrescenta a cineasta baiana, filha do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira (62).

Habituados a viagens de trem pela Europa, Milene e Ronald, que se mudaram de Madri para São Paulo em novembro de 2010, nunca tinham vivenciado um tour do gênero. “Os trens europeu não têm esse glamour”, atesta a comentarista do Belas na Rede, da RedeTV!. “Estou mais feliz ainda por ver meu filho curtir a galera toda de amigos que está aqui, e cada minuto dessa viagem. Ronald está se divertindo  bastante, adorou colocar a roupa dos presidiários; e eu também. É bem quentinha, me sinto como se estivesse de pijama”, diverte-se Milene, citando o herdeiro, da união com Ronaldo Nazário (34). “Os  trens lá não eram assim tão divertidos. Aqui, Bernardo e eu brincamos para ver como iríamos escapar, qual seria nossa rota de fuga (risos). Gostei também dessa vista linda”, exalta Ronald, que assinou seu nome no livro de visitas da estação, enquanto sua mãe escreveu: “Obrigado por tudo, CARAS/Neve 2011!”.

Veja o vídeo da TV Caras: