Caras Mais Publicidade

Estilista de alta costura Maria Virginia

quinta 12 setembro, 2019
Maria Virginia
Maria Virginia Lincoln Iff


Vestidos que contam histórias

Mineira, de Belo Horizonte, a estilista Maria Virgínia é um dos principais nomes da alta costura de Brasília. Ela já está no segmento da moda há 45 anos, mas há 23 vem se especializando no segmento de noivas e festas. Maria Virgínia já vestiu diversas primeiras damas, filhas e netas de presidente, artistas e mulheres da alta sociedade da capital federal. Sempre talentosa, a estilista surpreendeu suas primeiras clientes ao abrir um uma loja em BH, que tinha como carro-chefe a confecção de vestidos envelope, saias rodadas e com babado – tudo em couro. As peças, que encantaram mulheres de várias cidades do Brasil e do exterior, foram fruto de uma oportunidade.

“Abri uma tecelagem para fazer blusas de tricô de algodão puro. Não tinha nada aqui parecido e novamente pude vender para Brasília, BH, Rio e São Paulo. Até que um dia o encanamento da loja vizinha se rompeu e me fez perder todo estoque de couro, seda pura e linho. O jeito foi recomeçar dos retalhos que sobrara, inventei botões bi colores e como perdi todo o maquinário, resolvi aprender a usar o strech em alfaiataria e lindos conjuntos de blusa, saia e calças com couro e strech, blaizers incríveis de vários modelos e tamanhos variados. O acabamento era feito com muita delicadeza. Botões, pingentes de escudos ingleses bordados em linha e fio dourado e prata davam um ar de sofisticação e modernidade para as peças”, conta Maria Virgínia.

Anos depois, já em Brasília, a estilista começou a desenhar o que a consagraria: vestidos de noiva. O bom gosto, olhar clínico, a sofisticação e a gentileza de Maria Virgínia fizeram com que ela rapidamente conquistasse o coração das brasilienses. Seu atelier surgiu da vontade de aprimorar vestidos de aluguel, adaptando-os para serem vendidos. Vários desafios foram enfrentados durante a sua trajetória, como a necessidade de se criar uma mini lavanderia e montar equipe de bordado, para que toda a produção dos vestidos tivesse início, meio e fim dentro da empresa. Sempre preocupada com a sofisticação, a designer incialmente escolheu a trabalhar com a renomada empresa francesa Solstiss, fabricante de rendas responsável por vestidos clássicos das Princesas Grace Kelly e Kate Middleton. Essa parceria perdura até hoje. Seu belo trabalho logo chamou a atenção das figurinistas da Rede Globo, e Maria Virgínia foi convidada para fazer a produção de figurinos de telenovelas e minisséries.

Com isso, a estilista quebrou a hegemonia fashion do eixo Rio – São Paulo. Em 2005, a designer foi convidada, pela figurinista Emília Duncan, para fazer um vestido para a minissérie JK, atração inspirada na biografia do ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek. O trabalho foi tão bem-sucedido que ela acabou criando muitos vestidos da trama. Foram 216 peças desenvolvidas. Bárbara Heliodora, a famosa crítica de teatro e televisão, deu nota 10 para o figurino da série, um marco para a carreira de Maria Virgínia. A emissora voltou a chamar a estilista em 2007 para criar algumas produções para “Amazônia – de Galvez A Chico Mendes”, que retrata a vida da região amazônica com seus conflitos e heróis ao longo de 100 anos. Maria Virgínia mostra que mesmo após todos esses anos sua criatividade está mais forte do que nunca e seu ritmo a todo vapor! O nome da estilista permanece  em alta, o segredo ela revela! “Acredito que moda como qualquer trabalho é renovação é pesquisa, estudo, persistência e competência”, explica.


Telefone: 61 3248-1833
Instagram: @ateliermariavirgina

Atualizado quarta 18 setembro, 2019 (328697)

Mais conteúdo sobre:

COMPRE E GANHE

CARAS MAIS DIGITAL

  1. 1 Caras Mais - Especial Saúde Edição Especial Saúde
  2. 2 Edição Especial Casamento
  3. 3 Edição Especial Vila Olímpia
  4. 4 Edição Especial Pinheiros e Vila Madalena
  5. 5 Edição Especial Saúde
  6. 6 Edição Especial Tatuapé

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Laura Neiva surpreende internautas ao surgir em look transparente em desfile do SPFW exibindo barrigão Laura Neiva exibe barrigão em look transparente no SPFW
  2. 2 Andréa afirma que a 'A Fazenda' ficou mais leve sem Tati
  3. 3 Claudia Rodrigues recebe alta do hospital e desabafa na web
  4. 4 Fernanda Lima posa de top e barrigão de grávida se destaca
  5. 5 Sabrina Sato adianta detalhes do seu novo programa na Record
  6. 6 Internautas elogiam encontro de Ana Maria Braga com Faustão
  7. 7 A Fazenda: Eliminada, Tati Dias detona ex-amiga Hariany
  8. 8 Evandro Santo é agredido brutalmente, após show em Marília
  9. 9 Ana Furtado encanta fãs ao revelar novo membro da família
  10. 10 Thiaguinho volta para o Instagram após separação de Fê Souza