Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Cabelo no inverno: vento e umidade provocam frizz e ressecamento. Evite!

A umidade dos dias chuvosos de inverno provoca frizz. E nos dias frios e secos, o cabelo pode ficar ressecado. Entenda o motivo e veja dicas para evitar

Ana Marigliani Publicado em 24/07/2013, às 19h16 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Evite ter um "bad hair day" no inverno - Shutterstock
Evite ter um "bad hair day" no inverno - Shutterstock

Umidade e vento podem provocar o chamado “bad hair day” - aquele dia em que o cabelo fica difícil de arrumar, com fios arrepiados e sem brilho. Se o ar está seco, a fibra capilar perde muita água e fica ressecada, fraca e opaca. “E em dias de chuva, quando a umidade aumenta, o fio fica ondulado e com frizz (cabelo arrepiado)”, explica Luciana Hitomi, dermatologista da clínica Slim Clinique.

+ Pontas duplas: entenda a causa do problema e veja dicas para evitar

+ Quer mudar o visual? Inspire-se no cabelo das famosas versão 2013!

E se o vento sozinho já pode ressecar o cabelo, a água quente do chuveiro pode piorar a situação. A dica, portanto, é: “evite tomar banho quente e demorado. A água pode ressecar o cabelo”, recomenda a dermatologista.

+ Cabelos oleosos: entenda o problema e saiba como amenizar

Para evitar o ressecamento e a ondulação dos fios, é preciso manter o cabelo hidratado. Shampoo e condicionador leave-in criam uma película sobre a fibra capilar e, com isso, evitam a perda de água. E quando o frizz começar a aparecer, pode ser controlado com um spray específico.

Além dos cosméticos específicos e hidratações semanais, beber água também ajuda a manter a saúde do cabelo. “A água é fundamental para manter os fios hidratados”, conclui Luciana. 

+ Inspire-se nos cabelos longos das famosas e saiba como manter os fios saudáveis