Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Veja truques e dicas para seus cabelos crescerem mais rápidos!

Hairstylist indica quais são os produtos e técnicas que devem ser seguidas para ter fios longos saudáveis; confira

Luiza Camargo Publicado em 30/03/2015, às 11h34 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Veja truques para seus cabelos crescerem mais rápidos - Getty Images
Veja truques para seus cabelos crescerem mais rápidos - Getty Images

Um cabelão comprido, com movimento e brilho, é o que muita mulher deseja conquistar. Contudo, muitas vezes o crescimento dos fios é complicado. Por diversos motivos, como excesso de química, fragilidade, os cabelos não conseguem ficar mais longos ou aumentam de forma desproporcional e acabam secos.

Por isso, entrevistamos Day Marques, hairstylist do Hi Salão Hair Innovation, que indicou quais são as melhores formas de estimular o crescimento saudável dos fios; confira!

Por que conversar com o cabeleireiro sobre a vontade de deixar os fios crescerem é tão importante? É importante conversar com seu cabeleireiro para saber qual comprimento e corte combinam com seu rosto. Conhecer a textura do fio também é importante. Por exemplo, um cabelo fino não pode ser muito longo, pois ele perde o volume; ou um cabelo cheio que deve ser desfiado para ter um movimento bonito. Somente um profissional vai saber indicar produtos que estimulem isso para se ter em casa, além dos tratamentos no salão. Só ele saberá dizer o melhor shampoo, condicionador e máscara para você. 

Programar os cortes também é essencial? Qual é a melhor forma de cortar o cabelo (e dar um formato bonito) sem diminuir seu tamanho? No caso de deixar o cabelo longo, é importante ter uma programação de corte para manter sempre as pontas tratadas, não esquecendo que a hidratação ajuda muito. O corte perfeito para cabelos longos, indiferente de ser fino ou grosso, tem que ser com movimento (no caso repicado ou desfiado) e depende da textura. É de extrema importância tratamentos mensais no salão para repor os nutrientes necessários, usar bons produtos e cortar pelo menos de 3 em 3 meses. Quando deixamos de cortar os cabelos e as pontas ficam muito ressecadas, o couro cabeludo manda todos os nutrientes da fibra para as pontas, a fim de recuperá-las, e acaba tendo uma defasagem de nutrientes na raiz, fazendo com que o cabelo cresça menos e tenha menos força.

De quais nutrientes o cabelo precisa para crescer mais rápido e mais forte?
Para um crescimento saudável (1 a 2 cm por mês), é indispensável ter uma boa alimentação, rica em todos os nutrientes. Não deixe o nível de ferro do sangue baixar (anemia), pois ele é o maior vilão do afinamento da fibra, queda e retardo do crescimento do seu cabelo.

Quais produtos ajudam a acelerar esse crescimento?
Vai depender da avaliação criteriosa do médico e cabeleireiro para cada caso. Algumas marcas de produtos capilares estão lançando cada vez mais produtos específicos para estimular o crescimento e aumentar a densidade simultaneamente. Nas mídias sociais não param de aparecer receitinhas caseiras que dizem ser milagrosas para o crescimento. Existem alguns medicamentos que estimulam o crescimento, mas é necessário sempre consultar um endocrinologista ou dermatologista antes, pois eles vão descobrir, por meio de exames diversos, qual a deficiência do nosso organismo em termos de vitaminas. Depois disso, é só seguir a orientação médica e contar para o seu cabeleireiro de confiança o que está acontecendo com você para que ele veja a melhor combinação de tratamentos, produtos e cuidados para que seu cabelo cresça lindo e saudável.

Existe algum outro truque, seja na lavagem ou no styling dos fios, que possa ajudá-los a crescer mais?
Uma dica importante é manter sempre o couro cabeludo limpo, com  o uso de shampoos específicos, pois eles estimulam o crescimento. Geralmente, os shampoos para combater a queda de cabelo estimulam o crescimento porque eles desobstruem o couro cabeludo.Também há no mercado uma escova de madeira específica. Basta fazer massagem diária no couro cabeludo para estimular a circulação, isso vai fazer  com que os nutrientes cheguem mais facilmente na fibra capilar.